Após a estreia de uma docussérie sobre o astro Lionel Messi na última quarta-feira (18/10), está disponível hoje no Apple TV+ uma nova produção documental chamada “O Túnel de Pombos” (“The Pigeon Tunnel”).
O documentário extrai, em parte, conteúdos do livro de memórias homônimo de John le Carré — nascido David Cornwell —, que conversou com o cineasta norte-americano Errol Morris para o que tornou-se sua última entrevista gravada antes da sua morte, aos 89 anos, em 2020.
O documentário oferece uma conversa fascinante sobre a carreira de le Carré, abordando a sua infância, seus anos como agente do MI5 e do MI6, além do seu grande sucesso como o maior autor de ficção de espionagem durante a Guerra Fria — um período que rendeu clássicos como “O Espião Que Saiu do Frio” (1963), “O Espião Que Sabia Demais” (1974) e “Um Espião Perfeito” (1986).
(Re)veja o trailer da produção a seguir:
Realizada em 2019, a entrevista mostra le Carré expondo reflexivamente seu estudo, com Morris usando telas divididas e ângulos de câmera para evocar a sala de espelhos em que le Carré existiu, tanto na realidade quanto em sua ficção.
Até mesmo fotografias de arquivo — mescladas com reconstituições da sua vida e clipes das muitas adaptações do seu trabalho para o cinema e a televisão — são obscurecidas, recortadas ou apresentadas em ângulos tortos.
A trilha sonora original fica por conta de Philip Glass, em colaboração com Paul Leonard-Morgan. A lista de produtores, por sua vez, inclui os vencedores do BAFTA Dominic Crossley-Holland e Steven Hathaway. Estão entre os produtores executivos o indicado ao Oscar Hossein Amini, o indicado ao BAFTA P.J. van Sandwijk, além de Michael Lesslie, Joe Tsai, Arthur Wang, Michele Wolkoff e Katherine Butler.
O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, dispositivos Android, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV ou Mac ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.