A expansão do uso de ferramentas de inteligência artificial generativa vem permitindo que conteúdos para lá de criativos sejam criados a partir de comandos específicos em serviços como o famoso ChatGPT. Até mesmo empresas como a Adobe estão lançando iniciativas visando surfar essa onda de IA e a geração de conteúdo.
Nesse contexto, o desenvolvedor Ben Harraway, da Lumen Digital, uniu essas inovações em matéria de IA a algo muito presente no cotidiano digital: emojis. O resultado foi o aplicativo AnyMoji, o qual permite que você crie emojis usando um modelo Stable Diffusion por meio de um comando, similar a ferramentas como o DALL·E.
O funcionamento é bastante simples: basta digitar um comando (em inglês) com uma descrição do que você quer que seja exibido no emoji gerado, como “pessoa ouvindo música” ou algo mais complexo. Há também um app dentro do iMessage, no qual os emojis podem ser criados e os existentes são exibidos. Alguns segundos depois, o resultado é gerado, o qual pode ser salvo no app Fotos (Photos) ou compartilhado.
Até mesmo espécies de cães, por exemplo, são distinguidas, de modo a exibir uma representação das características físicas da que for inserida no comando. Nomes de famosos também são elementos possíveis, bem como times de futebol, personagens de jogos, filmes, séries… as possibilidades são múltiplas!
Acima, por exemplo, pode-se ver um emoji do personagem James Bond segurando um balão, com a sua clássica caracterização dos filmes. Como sempre em modelos de IA generativa, o céu é o limite (sem criar conteúdos ofensivos), podendo-se usar as capacidades do app para tornar conversas mais engraçadas e/ou materializar os exercícios de imaginação mais distante que tiver.
Mesmo com essa multiplicidade de comandos possíveis, os resultados assemelham-se bastante ao padrão de design dos emojis do iOS. Os emojis são criados no formato de fotos, as quais são, como dito, exibidas no iMessage e podem ser copiadas para serem enviadas em apps como WhatsApp e Messenger — inclusive sem o fundo, de modo a transformá-los em figurinhas.
Uma questão levantada pelo iMore é o fato de o AnyMoji demandar uma conexão à internet com uma boa velocidade para não demorar tanto a gerar os emojis após o envio dos comandos. Considerando que as ideias para emojis podem surgir durante conversas, em que a agilidade para enviar o resultado é um fator importante, é importante considerar essa questão ao usar o app.
O app, desse modo, usa a ferramenta de IA para oferecer mais possibilidades de criação e expressão de algo tão integrado ao dia a dia digital como emojis. Segundo o desenvolvedor, uma versão do AnyMoji para macOS está sendo desenvolvida, o que ampliará ainda mais o âmbito de uso do app.
Como divulgamos nesta semana, o app estava em promoção. No momento, porém, ele voltou ao preço normal de R$15. Apesar de ser possível fazer o download em si de forma gratuita, é necessário fazer uma compra interna única nesse valor para que os comandos sejam rodados e os emojis, gerados.