Os iPhones 15/15 Plus e 15 Pro/15 Pro Max finalmente trouxeram uma porta USB-C no lugar da Lightning, depois de mais de dez anos com o conector que substituiu o antigo de 30 pinos.
Com isso, passou a ser possível conectar eles a diversos periféricos e acessórios não só da Apple, como também de outras marcas. Pensando justamente nessa transição de conector no produto mais popular da Maçã, vamos mostrar alguns exemplos do que fazer com a porta.
Confira cinco usos para ela!📱
Recarregar outros dispositivos
Graças a esse conector universal, agora você pode recarregar outro iPhone, um Apple Watch e até os AirPods. Para isso, basta ter um cabo compatível com uma das pontas USB-C e outra usada no aparelho em questão (como a base magnética do carregador do Apple Watch). O fornecimento de energia para o outro dispositivo é de até 4,5W, ou seja, está longe de ser rápido, mas quebra um bom galho.
No caso de outro iPhone, a regra é a seguinte: se você conectar um iPhone 15 a outro iPhone que tenha uma entrada Lightning, o modelo com USB-C sempre dará carga para o outro; no caso de dois iPhones com USB-C, o de maior porcentagem de bateria dará carga para o aparelho com menos bateria.
Em se tratando de smartphones com Android, a coisa é um pouco mais complicada: a porta USB-C do aparelho precisa ser compatível com o padrão PD (Power Delivery) para servir como bateria externa para o iPhone, além de também estar com uma porcentagem maior de carga restante. Em aparelhos com Android sem o padrão PD, a carga pode ocorrer de forma inconsistente e aleatória.
Conectar monitores externos
Usando um cabo ou adaptador, é possível conectar o iPhone a um monitor externo — seja ele USB-C ou HDMI.
No caso de USB-C, o iPhone usa o protocolo DisplayPort para fazer uma conexão em monitores com resolução de até 4K e 60Hz. Por meio de um cabo USB-C compatível com o padrão USB 3.1, ainda é possível conectá-lo a monitores com uma resolução mais alta.
Em telas e TVs com HDMI, basta usar um adaptador ou o cabo de USB-C para HDMI para fazer a conexão. Por meio desses adaptadores/cabos compatíveis com o padrão HDMI 2.0, é possível reproduzir vídeos com resolução até 4K a 60Hz.
Conectar drives externos para gravações em ProRes
Usando um dispositivo de armazenamento externo (como um SSD1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.), você pode gravar vídeos em ProRes com resolução 4K a 60 quadros por segundo apenas nos modelos 15 Pro/15 Pro Max, já que ele é compatível com o padrão USB 3 para transferência de dados.
Para isso, basta conectar o dispositivo ao iPhone. É importante que ele seja capaz de atingir velocidades de ao menos 220Mbps e um consumo máximo de energia de 4,5W.
Conectar outros periféricos
Usando adaptadores específicos, você pode conectar microfones, teclados externos e outros acessórios do tipo. É possível até mesmo se conectar à internet via Ethernet usando um adaptador! 😛
Transferir dados em alta velocidade
Nos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max, você pode usar um cabo compatível com USB 3 (que suporte 10Gbps) para fazer transferências em alta velocidade de arquivos grandes como fotos e vídeos para o Mac, por exemplo.
E você, já tirou proveito de tudo o que a porta USB-C tem a oferecer? 😀
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Plus,7799.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15,6499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.