O melhor pedaço da Maçã.
Novos recursos do iOS 17.2

Novas betas: app Diário no iOS, TV repaginado no tvOS, Traduzir no botão de Ação e mais!

Com a apresentação do iOS 17, vários novos recursos foram anunciados; como de costume, porém, nem todos chegaram já com a primeira versão do novo sistema. Alguns vão sendo incorporados em updates subsequentes, junto a outras novidades não divulgadas anteriormente.

Publicidade

Esse será o caso do aplicativo Diário (Journal), incluído na apresentação do iOS 17 na WWDC23, mas que até agora não chegou de fato aos usuários. Ele, porém, está presente na primeira versão beta do iOS 17.2 e deverá finalmente chegar para todos com a futura atualização.

Será possível registrar não apenas texto como também até 13 fotos, podcasts e músicas ouvidas, além de gravações de áudio e treinos. Também há a opção de destacar momentos, com sugestões do app do que adicionar usando aprendizado de máquina — recurso que também poderá ser estendido a outros apps de diário. O aplicativo poderá ser protegido com o Face ID/Touch ID ou com o código do dispositivo; os registros são criptografados de ponta a ponta.

Como destacado pelo 9to5Mac, o Diário exibirá sugestões também na forma de perguntas, de modo a inspirar a escrita. Também será possível navegar pelos dias em que você tiver escrito entradas, bem como marcar algumas delas e filtrá-las ao buscar. Outra possibilidade é a de criar um cronograma de escrita para não se esquecer de registrar o dia.

App Apple TV

Outra novidade do iOS 17.2 é o que até então se tratava de um rumor: o redesenho do app Apple TV. Na versão beta do tvOS 17.2, inclusive, já é possível visualizar a coluna vertical que visa a tornar a navegação no aplicativo mais simples, de modo a acessar diferentes conteúdos, incluindo canais, sem sair do app em que se está.

A beta para desenvolvedores do tvOS 17.2 foi liberada e ela vem com a nossa primeira olhada na nova navegação do app @AppleTV

A nova versão, porém, ainda inclui os apps de filmes e séries do iTunes, os quais especulou-se que deixariam de existir. No iOS, por sua vez, a interface agora dá mais ênfase aos conteúdos na seção “Assistir Agora”.

Verificação de Chaves de Contatos do iMessage

Outra novidade — como lembrado pelo MacRumors — chegando com o iOS 17.2 é a Verificação de Chaves de Contatos do iMessage. O recurso usa a Transparência de Chaves para habilitar verificações automáticas, em um processo no qual o serviço de distribuição de chaves do iMessage retorna as chaves usadas para login para um mapa auditável e verificável.

Assim, ao ativar a verificação, o usuário receberá uma notificação quando houver erros de validação tanto nas conversas do iMessage quanto nas configurações do ID Apple. Também será possível realizar o processo em pessoa, por meio do FaceTime ou de outra chamada segura, bem como adicionar uma chave pública no contato de alguém.

Publicidade

O objetivo desse recurso é garantir que você está realmente falando com a pessoa que acha que está, com foco em usuários que enfrentam ameaças de segurança. Desse modo, caso algum dispositivo desconhecido entre na conta da outra pessoa, por exemplo, você receberá uma notificação. Para funcionar, porém, será preciso que todos os dispositivos dos usuários estejam rodando o iOS/iPadOS 17.2 e/ou o macOS Sonoma 14.2.

Também no iMessage, como lembrado pelo 9to5Mac, agora é possível reagir a uma mensagem usando qualquer emoji ou figurinha. Basta selecionar opção de “Nova Figurinha” ao tocar em segurar sobre uma mensagem, como havia sido demonstrado na WWDC23.

Traduzir no botão de Ação

O novo sistema também já trará mais uma função em potencial para o botão de Ação dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max. Esse recurso é bastante novo, tendo chegado com a mudança do botão lateral dos novos modelos topos-de-linha. Ao pressionar o botão com essa opção selecionada, um popup é exibido na parte superior e o iPhone ouve o que está sendo falado para traduzir, nas últimas línguas definidas no app.

O iOS 17.2 inclui uma opção de tradução para o botão de Ação.

A nova opção fica no mesmo lugar, dentro dos Ajustes, que as demais já existentes. Basta deslizar entre as disponíveis para chegar até ela.

Publicidade

Vale lembrar, como destacado pelo MacRumors, que a Apple já havia prometido que a opção do app Traduzir estaria por ser adicionada às possibilidades do botão, ainda que fosse demorar além do lançamento dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max.

Apple Music

Também no rol de novidades do iOS 17.2 estarão recursos já conhecidos do Apple Music. Um deles é uma nova playlist “Favoritos” gerada automaticamente a partir das músicas assim marcadas na sua biblioteca. Segundo o 9to5Mac, a Apple avisou que, na versão beta, a playlist poderá demorar um pouco para aparecer.

Outro novo recurso é o de playlists colaborativas, com uma opção para convidar outras pessoas, que poderão adicionar, remover e reordenar canções, além de usar emojis para reagir a músicas na nova interface das músicas sendo tocadas. Será possível, ainda, gerar um link para que se colabore com a playlist. Ao fazê-lo, usuários poderão escolher se precisarão aprovar manualmente o acesso de cada pessoa à lista.

Além disso, a nova versão do sistema inclui um novo filtro do modo Foco, com a possibilidade de associar a opção de desativar o registro das músicas ouvidas a um modo do recurso. Com isso, ao adicionar o filtro a um modo e ativá-lo, o que você ouvir no Apple Music não será incluído no seu histórico ou compartilhado com amigos.

A novidade é ótima para automatizar a opção em momentos específicos em que você quiser desativar a adição de músicas ao histórico. Desativando isso, suas recomendações não são afetadas pelo que for ouvido, além de não ser mostrado aos amigos.

Novos widgets e outras novidades

Por fim, foram adicionadas mais algumas opções de widgets. O app Tempo (Weather) ganhou três novos, os quais exibem detalhes sobre a previsão do tempo, as previsões para os próximos dias e informações sobre a alvorada/o pôr do sol para a localização definida. O Relógio (Clock) também ganhou uma opção exibindo o horário em formato digital.

Ao criar um Poster de Contato, tornou-se possível usar, de acordo com o 9to5Mac, uma opção de texto em arco-íris. O app Livros (Books), por sua vez, ganhou uma opção de animação mais rápida ao virar entre páginas de um livro com o iOS 17.2. Também é possível agora, conforme lembrado pela BGR, priorizar o áudio da voz dos treinadores do Apple Fitness+ durante um treino, por meio de um modo Foco.


Ufa! Quanta coisa, não? Tudo isso ainda será testado pelos usuários da versão beta até que chegue em uma atualização para todos, o que deverá ocorrer nos próximos meses.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Video Compressor・, Retouch – Smart Eraser Tool, BatchPhoto e mais!

Próx. Post

watchOS 10.1 estaria drenando bateria e superaquecendo Apple Watches

Posts Relacionados