Como já amplamente comentado ao longo da semana passada, é esperado que a Apple anuncie no seu evento especial de hoje três novos chips para Macs — o “M3”, o “M3 Pro” e o “M3 Max”, os quais poderão equipar versões atualizadas do iMac de 24 polegadas e dos MacBooks Pro de 14″ e 16″.
Conforme já detalhado previamente, o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) reafirmou em sua última newsletter “Power On” que a linha de chips “M3” poderá representar um salto considerável em relação aos processadores M2, trazendo CPUs1 e GPUs2 mais complexas, bem como uma melhor eficiência para aprimorar a vida útil da bateria em laptops.
Segundo ele, estas deverão ser as especificações dos novos SoCs3:
- “M3”: a CPU contará com 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência) e GPU de até 10 núcleos. Isso corresponde à contagem de núcleos do chip M2, mas o “M3” provavelmente suportará configurações de memória aprimoradas e terá desempenho muito mais rápido em cada núcleo.
- “M3 Pro”: a CPU terá 12 núcleos (6 de desempenho e 6 de eficiência) e 18 núcleos gráficos. As versões mais avançadas provavelmente terão 14 núcleos de CPU e 20 núcleos gráficos.
- “M3 Max”: a CPU oferecerá 16 núcleos (12 de desempenho e 4 de eficiência) e 40 núcleos de GPU. Também foi testada uma versão com 32 núcleos gráficos.
Como ressaltado por Gurman, anunciar três novos chips ao mesmo tempo será um feito considerável para a Apple. Isso porque o chip M2 foi anunciado 19 meses após a estreia do M1 e, se as previsões se concretizarem, a chegada do chip “M3” hoje reduzirá essa diferença para cerca de 16 meses.
Mais do que isso, essa “pressa” representa também uma maneira de a gigante de Cupertino se distanciar das suas rivais no mercado de chips/computadores — e, é claro, tentar reacender o mercado (em queda) de Macs.
Concorrência e mercado
Nesse cenário mercadológico, os novos modelos deverão se beneficiar, em 2024, de uma recuperação mais ampla no negócio dos computadores após o declínio verificado este ano — mesmo que permaneçam abaixo do nível máximo verificado na pandemia — também conforme informações de Gurman.
Com isso, as vendas de Macs deverão subir cerca de 5% neste último trimestre de 2023, com a receita crescendo 5,5% no ano fiscal que acaba de começar, segundo dados compilados pela Bloomberg.
Quanto à corrida contra outras empresas no ramo, vale lembrar que, na semana passada, a Qualcomm anunciou o Snapdragon X Elite, um chip para PC que, segundo a fabricante, supera o M2 da Apple. Enquanto isso, outras companhias, como a NVIDIA e a Intel, estão trabalhando em novos processadores para alavancar seus próprios mercados.
Próximos planos
De volta à Apple, Gurman prevê que, depois de lançar os primeiros Macs com chips “M3”, a Apple tentará manter o ritmo no próximo ano. A empresa está preparando novas versões dos MacBooks Air de 13″ e 15″, bem como do MacBook Pro de 13″ para 2024.
Além disso, a Maçã também deverá atualizar o Mac mini e o Mac Studio.
Preço parcelado: a partir de R$14.499,00 em até 12x
Cores: azul, verde, rosa, prateado, amarelo, laranja ou roxo
Chip: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Ethernet: nenhum ou Gigabit Ethernet
Mouse ou trackpad: Magic Mouse e/ou Magic Trackpad
Teclado: Magic Keyboard, Magic Keyboard com Touch ID ou Magic Keyboard com Touch ID e teclado numérico
Preço parcelado: a partir de R$23.999,00 em até 12x
Cores: preto-espacial, cinza-espacial ou prateado
Chips: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 10 núcleos), M3 Pro (CPU de 11 ou 12 núcleos; GPU de 14 ou 18 núcleos) ou M3 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 30 ou 40 núcleos)
Memória: 8GB, 18GB, 36GB, 48GB, 64GB, 96GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.