A mais nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou as preferências dos adolescentes brasileiros (entre 13 e 16 anos) quanto ao uso de aplicativos em seus smartphones. O WhatsApp é o app mais popular, com 88% de adoção, seguido por YouTube (83%), Instagram (77%) e TikTok (65%).
O estudo, que ouviu 1.983 responsáveis por crianças e adolescentes de 0 a 16 anos com smartphones, também revelou que 90% dos adolescentes já possuem seu próprio dispositivo móvel. O motivo mais citado para isso (54%) foi a “segurança quando estão fora de casa”.
Outros destaques incluem a preferência dos adolescentes por apps de mensagens à medida que crescem, a liderança de aplicativos de vídeo entre crianças mais jovens e a crescente popularidade de redes sociais à medida que os adolescentes amadurecem.
Além disso, a pesquisa destacou que a maioria dos pais de crianças até 12 anos utiliza ferramentas de monitoramento de conteúdo nos celulares dos filhos; essa proporção cai para 29% entre os pais de adolescentes.
No que diz respeito ao controle dos pais, verificou-se que ele diminui conforme as crianças crescem, com a maioria dos responsáveis verificando o conteúdo acessado até os 4 anos, depois “na maioria das vezes” entre 4 e 9 anos, e “às vezes” a partir dos 10 anos.
Por fim, a pesquisa identificou que Roblox e Minecraft são os jogos móveis preferidos das crianças brasileiras. O levantamento também revelou que a maioria das escolas proíbe o uso de celulares nas salas de aula, mas essa proibição é menos rigorosa à medida que a idade dos alunos aumenta.
via Mobile Time