No começo deste mês, surgiram informações de que a Meta estava planejando oferecer um plano de assinatura para seus apps na Europa com a finalidade de remover anúncios e, por consequência, limitar o rastreamento de usuários — algo que ela se viu obrigada a fazer devido às diretrizes do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR).
Eis que isso se materializou e, hoje, ela anunciou que oferecerá acesso livre de anúncios ao Facebook e ao Instagram com uma assinatura. Segundo a gigante, o plano estará disponível a partir de novembro por 10€ mensais (assinando pela web) ou 13€ mensais (por meio dos seus apps para iOS/Android).
A assinatura será oferecida a qualquer pessoa na União Europeia, segundo a Meta — menos a usuários com até 18 anos, cujas contas terão os anúncios desativados temporariamente a partir do dia 6/11, conforme informações do Wall Street Journal.
Como dito, a assinatura é uma resposta ao aumento das regulamentações sobre como os dados de usuários são coletados e usados na Europa. Em seu comunicado, a Meta citou a decisão do Tribunal de Justiça da UE a qual apontou que as empresas deveriam considerar a oferta de um serviço alternativo para clientes que não querem que os seus dados sejam vendidos aos anunciantes, de modo que “se necessário, por uma taxa apropriada”.
Continuaremos a defender uma internet apoiada por anúncios, mesmo com a nossa nova oferta de assinatura na UE, no Espaço Econômico Europeu e na Suíça. Mas respeitamos o espírito e o propósito das regulamentações europeias em evolução e estamos empenhados em cumpri-las.
Vale notar que a Meta continuará oferecendo as versões com anúncios desses apps na Europa — sem custo adicional.
Além disso, embora a assinatura cubra inicialmente todas as contas de um usuário, a partir de março de 2024, a Meta cobrará adicionalmente 6€ na web e 8€ nos apps móveis (ambos por mês) para cada conta extra.