Sem muito rodeio, o evento especial da Apple“Scary fast” (“Vai arrepiar”) de hoje serviu, além de introduzir novos Macs, para também encerrar oficialmente a vida de um dos laptops da Maçã menos bem posicionado — porém um dos mais vendidos: o MacBook Pro de 13 polegadas.
Durante anos, esse modelo foi uma estrela com suas especificações avançadas e formato portátil. No entanto, à medida que a Apple lançava laptops mais novos, ele começou a parecer menos atraente, especialmente com a evolução do MacBook Air após a chegada do Apple Silicon. Neste ponto, a decisão da Apple de descontinuar o MacBook Pro de 13″ não é uma surpresa.
Um dos maiores pontos polêmicos do modelo é certamente a Touch Bar, a qual dividiu a opinião de usuários — algumas pessoas adoraram a inovação, enquanto outras a acharam pouco útil. A Apple, então, removeu a funcionalidade ao apresentar os MacBooks Pro de 14″ e 16″ com chips M1 Pro/Max (em 2021), mas a manteve no MacBook Pro de 13″.
Em 2022, o modelo foi atualizado com o chip M2, que o deu uma breve sobrevida. Fato é que, com o lançamento do novo MacBook Pro de 14″, a Apple passou a permitir configurá-lo com o chip M3, mais básico, eliminando a necessidade do modelo menor.
Quem ainda optar por um modelo com um tamanho equivalente, poderá escolher o MacBook Air de 13″ com chip M1 (que segue disponível) ou então o modelo com tela de 13,6″ e chip M2.
De qualquer forma, para quem se interessar, o MacBook Pro de 13″ ainda estará disponível em revendedoras autorizadas e em lojas de varejo até que os seus estoques acabem.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-16-M3-Pro,28999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3-Pro,22999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3,18499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.