O melhor pedaço da Maçã.

Índia libera Apple e outras empresas de restrições de importação

DedMityay / Shutterstock.com
MacBooks Air em Apple Store

Após um certo imbróglio, o governo indiano flexibilizará as restrições de importação para gigantes da tecnologia, incluindo a Apple. O novo sistema, em vigor a partir de hoje, permite que elas importem laptops, tablets e computadores para o país sem restrições.

Publicidade

Com base em fontes anônimas, a Reuters explicou que as companhias deverão registrar a quantidade e o valor de suas importações por meio de um site. Antes disso, vale lembrar, seria preciso de uma licença para cada remessa.

A limitação inicial, segundo o governo da Índia, visava estimular a fabricação local e reduzir a dependência de importações, principalmente da China. Insatisfeitas, as empresas enviaram uma petição ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Alegando preocupações com a interrupção do comércio e das cadeias de abastecimento, os protestos receberam apoio da Representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, que falou sobre isso durante uma cúpula de ministros do comércio do G20, na Índia.

Publicidade

Em resposta às objeções, o governo indiano modificou seu programa de autorizações. Embora o monitoramento das importações comece hoje, o governo mudou sua abordagem de bloqueio total para uma postura de monitoramento.

Espera-se que esse novo programa permaneça em vigor até pelo menos setembro de 2024, com medidas adicionais a serem consideradas com base nos dados coletados durante esse período. Procurado, o governo indiano não comentou sobre o assunto, nem disse se mais restrições seriam impostas após o tempo determinado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Produção de testes do “iPhone 17” começará na Índia, afirma Kuo

Próx. Post

LookAway é um app que ajuda a cuidar da saúde dos olhos

Posts Relacionados