Em 2020, noticiamos por aqui o início da produção de uma nova série do Apple TV+ dirigida pela prestigiada cineasta Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros”). A série consistiria em uma adaptação do romance “O Costume do País”(“The Custom of the Country”), publicado pela escritora americana Edith Wharton em 1913.
“O Costume do País” conta a história de Undine Spragg, uma jovem do Centro-Oeste dos Estados Unidos que tenta ascender na alta sociedade de Nova York no início do século passado.
Ocorre que a produção da série foi cancelada pela Maçã — antes de ter começado. Em uma entrevista concedida ao The New York Times, Coppola disse que “a ideia de uma mulher desagradável” não era o que o serviço queria. Quando o início dos trabalhos foi anunciado, três anos atrás, ela já havia afirmado que a protagonista da história era “sua anti-heroína literária favorita”.
Executivos do Apple TV+ afirmaram não querer financiar a produção da série por terem divergências “quanto à personalidade não tão agradável da personagem”.
Coppola, porém, afirmou que essa decisão foi consequência do machismo presente na indústria de televisão/cinema: “As pessoas encarregadas de dar dinheiro são geralmente homens heterossexuais, ainda”. Ela também chamou atenção para o fato de ainda precisar batalhar para obter financiamento para as produções mesmo sendo uma pessoa estabelecida, bem como para a dificuldade ainda maior enfrentada por mulheres mais jovens.
Para a diretora, ainda parece “surreal” que projetos liderados por mulheres tenham de superar obstáculos para conseguir financiamento em Hollywood. “Ainda estou lutando para conseguir produzir filmes e tendo orçamentos cortados. Não acho que estou sendo tratada de forma profissional do jeito que as coisas estão quando encontro essas pessoas mais jovens”, disse ela.
A Apple não respondeu a tentativas de contato de diversos veículos buscando esclarecer o cancelamento da produção da série. Como lembrado pelo Los Angeles Times, porém, Coppola já colaborou anteriormente com a empresa, com o filme “On the Rocks”. O serviço de streaming da Maçã também conta com outra produção baseada em uma publicação da escritora Edith Warthon, que é a série “Os Bucaneiros” (“The Buccaneers”), cuja estreia ocorrerá na próxima semana.
Essa tampouco foi a primeira tentativa de se adaptar “O Costume do País” para telas. Em 2014, a Sony havia tentado produzir uma série com base no romance, com Scarlet Johansson sendo cotada para interpretar a protagonista, mas o projeto terminou não indo para a frente. É, e também não foi desta vez…
O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, dispositivos Android, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV ou Mac ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.