Um dos gerenciadores de senhas mais populares, o Bitwarden é o mais novo software do gênero a adicionar suporte às Chaves-senha (Passkeys), sistema de autenticação que promete acabar com as senhas como conhecemos hoje. O recurso foi anunciado no site oficial do serviço, que chegou à sua versão 2023.10.0 com essa e outras novidades.
Como bem observou o The Verge, o gerenciamento de Passkeys do Bitwarden já está disponível na extensão para o Safari e também para o Google Chrome. Ainda em fase de implementação, ele funciona de maneira semelhante à de gerenciadores como os da Apple e do Google, bem como o do 1Password.
Como mostrado em um vídeo de suporte da empresa, quando um usuário entra em um site que suporta as chaves-senha, a extensão do Bitwarden instalada no navegador reconhece que a criação de uma Passkey está sendo solicitada e mostra um prompt para permitir ao usuário criá-la/armazená-la em seu cofre de autenticação.
Feito isso, ao tentar fazer login no mesmo site usando o método, a extensão também detecta a solicitação de login e mostra outro prompt — desta vez, para que o usuário escolha a Passkey salva e faça sua autenticação. Ao entrar no cofre do Bitwarden, é possível visualizar e gerenciar todas as Passkeys salvas.
Além das Passkeys, que ainda não estão disponíveis nos apps móveis do gerenciador, a nova versão do Bitwarden trouxe novidades como importação direta de dados do LastPass, importação de dados de extensões de navegadores e de apps para desktop, e reorganização das configurações do app mobile.