O governo da Índia está investigando as notificações enviadas pela Apple a vários membros da oposição no país. A Indian Computer Emergency Response Team (CERT-In), agência de segurança cibernética estatal, confirmou a informação.
O órgão também informou que notificou a empresa sobre o assunto — antes, ela só havia sido convidada para colaborar “com informações reais e precisas”. Procurada, a gigante de Cupertino disse que não tem nenhum comentário adicional sobre o caso.
Isso porque, na verdade, ela já havia respondido às alegações da oposição, mencionando a possibilidade de esses alertas de ameaça serem falsos positivos e que nem todos os ataques seriam detectados. Contudo, a Apple não revelou a origem das notificações.
No início da semana, líderes de partidos de oposição relataram ter recebido notificações da Apple sobre “ataques patrocinados pelo Estado” em seus iPhones. O governo indiano também manifestou preocupações e solicitou esclarecimentos.
O Ministro de Comunicações e Tecnologia da Índia, Ashwini Vaishnaw, defendeu o governo, acusando a oposição de distrair do progresso liderado por Narendra Modi. Ele reforçou o compromisso do país com a privacidade e a segurança dos cidadãos.
A investigação em curso visa esclarecer as circunstâncias e origens das notificações de ameaça enviadas pela Apple. Espera-se, portanto, que a empresa se comprometa a cooperar com as autoridades na apuração dos fatos e que tudo seja esclarecido.