A Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, mais conhecida pela sigla NASA, lançou ontem um aplicativo para iOS e Android que tem como objetivo informar a posição da Estação Espacial Internacional em tempo real. O Spot the Station — que tem o seu código aberto — é baseado no site de mesmo nome que tem essa função.
O app, porém, oferece mais recursos que o site, como uma interface com realidade aumentada, a qual facilita o processo de localizar a ISS (International Space Station) no céu. Há, também, opções para capturar fotos e vídeos em tempo real. O software usa a bússola do aparelho para mostrar onde a Estação está; é possível ativar notificações para receber alertas de oportunidades de ver o elemento no céu com base na sua localização.
A NASA ressaltou que a Estação só é visível para nós da Terra por refletir a luz do Sol, assim como a Lua. Apenas se pode ver a Estação, porém, ao entardecer e à noite, na medida em que ela não é brilhante o suficiente para ser vista de dia, como é o caso do nosso satélite natural.
Assim, as oportunidades de visualizar o laboratório em órbita vão de uma por mês até algumas por semana, já que são necessárias as condições supracitadas e, é claro, que a Estação esteja passando sobre você no momento. O app, então, informa de maneira mais exata quando isso acontecerá, inclusive exibindo uma contagem até a próxima data de passagem.
O app Spot the Station conta, ainda, com seções de notícias e detalhes sobre a ISS, dados sobre a tripulação, textos sobre a história da cooperação internacional por trás do projeto e mais — informações que também estão presentes no site que deu origem ao app.