A Apple anunciou hoje uma grande atualização para o Final Cut Pro, seu aplicativo de edição de vídeos para profissionais. Prevista para ser liberada para todos os dispositivos compatíveis no final deste mês, a versão 10.7 do software chegará com novidades como melhorias na navegação e na organização da timeline no macOS, bem como suporte a gravação de locução e predefinições de gradação de cores no iPad.
Começando com as novidades na versão para macOS, o aplicativo ganhará uma rolagem automática para a linha do tempo — o que permitirá aos editores manter o foco durante toda a reprodução. Obviamente, também será possível ajustar a visualização da timeline de forma dinâmica durante a reprodução usando a ferramenta de zoom ou os atalhos de teclado.
Os editores também poderão ver a organização de uma timeline de relance e diferenciar facilmente os clipes por função atribuída e com visualização por cores para vídeo e áudio. Será possível, ainda, limpar com facilidade seções complexas na timeline e ajustar a edição combinando clipes conectados sobrepostos em uma única storyline e a storylines conectadas existentes.
Por fim, Macs com Apple Silicon poderão acelerar exportações em H.264 e HEVC enviando automaticamente segmentos de vídeo para mecanismos de mídia realizarem um processamento simultâneo. A criação de efeitos com o rastreamento de objetos também foi aprimorada, graças ao mais novo modelo de machine learning (ML) do software.
E no iPad?
Na versão para iPadOS, a maior novidade ficará por conta da possibilidade de gravar narrações diretamente da linha do tempo usando os microfones internos ou externos do aparelho. Será possível tanto iniciar uma gravação enquanto a linha do tempo estiver sendo reproduzida quanto definir um ponto exato para iniciá-la e definir uma contagem regressiva para marcar o começo.
Também contando com a combinação de clipes em uma única storyline, a nova versão do app para os tablets da Apple ainda virá com a possibilidade de ativar ou desativar a estabilização no modo de câmera profissional. Enquanto ligar o recurso deixará os vídeos mais suaves, desligá-lo poderá ser útil nos casos em que se pretende dar mais enfoque à ação e ao movimento.
Alguns dos novos recursos, como a narração e o agrupamento de clipes, ganharão atalhos de teclado exclusivos no app para iPad, que também passará a permitir que os usuários finalizem seus vídeos com uma série de novas predefinições de gradação de cores e uma seleção de novos títulos — o que, segundo a Apple, possibilitará selecionar o visual perfeito para um vídeo.