O melhor pedaço da Maçã.

Apps falsos do Grok, IA concorrente do ChatGPT, são vistos na App Store

Tada Images / Shutterstock.com
Página do Grok

Especialmente após o lançamento do ChatGPT, aplicativos com ferramentas de inteligência artificial ficaram sem dúvidas muito mais populares. Infelizmente, além dos benefícios dos apps em si, isso termina abrindo o caminho para apps falsos atraírem usuários para golpes e softwares maliciosos.

Publicidade

E foi isso que aconteceu com a xAI, startup fundada por Elon Musk. A empresa lançou, no último sábado, o Grok (novo serviço de IA generativa concorrente do ChatGPT); a nova ferramenta, porém, ainda não ganhou um app oficial para iOS e Android. Isso, contudo, não impediu golpistas de criarem apps falsos com chatbots.

Há bastante interesse na @xAI após o anúncio do seu concorrente do ChatGPT “Grok”.
🚨Tome cuidado pois não há app oficial do Grok ainda.
Golpistas *já* fizeram apps falsos com chatbots da xAI na App Store da Apple (iPhone e Mac) e Google Play Store (Android). 👀

Alguns apps usam designs similares aos da empresa; em outros casos, a única semelhança que eles guardam com a xAI é no nome, com identidades visuais diferentes, além de os nomes dos desenvolvedores tampouco estarem relacionados à companhia. Os nomes dos apps incluem variações da marca “xAI”, algumas vezes escritos de forma errada.

Ao procurar por “xAI” na App Store, esses apps falsos aparecem disponíveis para iOS e iPadOS, além de rodarem em Macs com Apple Silicon. Um dos apps conta, inclusive, com um logo similar ao antigo passarinho do antigo Twitter fundido ao “X”, atual nome da rede social, apesar de nada ter a ver com a plataforma. Os apps seguem disponíveis tanto no iOS quanto no Android, representando riscos aos usuários.

Publicidade

Vale lembrar, como ressaltado pelo Intego, que a xAI não é a única a enfrentar esse problema. Há também uma série de apps falsos que fingem ser o próprio ChatGPT, mesmo que com outros nomes. Ainda, nos últimos meses, 154 apps fraudulentos de empréstimo de dinheiro foram retirados da App Store (no Android, o número é de incríveis 1.779 apps).

Esse é um problema bastante sério da internet como um todo, na medida em que tanto a privacidade dos usuários pode ser posta em jogo por um desses apps quanto há riscos de segurança. Ao baixar um app, é importante conferir o desenvolvedor e procurar detalhes sobre a empresa/pessoa na internet, como o site, a origem e outros dados. Se não conseguir encontrar, já é um sinal de que se trata de algo falso.

Também é importante prestar atenção quanto a compras internas e assinaturas, já que muitas vezes essa é uma maneira de esses apps falsos faturarem até mesmo sem os usuários perceberem. Muitas solicitações de permissões sem uma razão clara e a necessidade de inserir muitas informações pessoais são outros sinais de que há algo errado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adeus, íons de lítio? Apple estaria desenvolvendo suas próprias baterias

Próx. Post

Logic Pro para Mac e iPad é atualizado com novos recursos

Posts Relacionados