O melhor pedaço da Maçã.

Apple alerta armênios sobre possível ataque contra iPhones

Yasu31 / Shutterstock.com
iPhone e logo da Apple com cadeado

Em uma escalada que está se tornando no mínimo preocupante, a Apple enviou novos alertas para usuários de iPhones na Armênia, notificando-os sobre potenciais ataques patrocinados por um Estado que visaram os seus dispositivos.

Publicidade

As notificações, enviadas no dia 30 de outubro, vêm à tona após alertas semelhantes emitidos para políticos indianos da oposição na mesma semana. Embora os alertas não mencionem explicitamente os autores ou a utilização do spyware Pegasus, existem razões para acreditar que os iPhones infectados podem ter sido comprometidos pelo software do NSO Group.

De acordo com o jornal local Media.am, o spyware foi supostamente implantado pela empresa israelense em nome do governo do Azerbaijão, conforme uma avaliação feita no começo deste ano pelo Citizen Lab.

A reportagem sugere que as autoridades do país atacaram aproximadamente 1 mil indivíduos dentro das suas fronteiras usando o Pegasus — e prevê-se que o número de afetados na Armênia seja significativamente mais elevado, podendo chegar aos milhares.

Publicidade

Vale notar que as notificações da Apple não contêm detalhes específicos sobre os invasores ou suas ferramentas; em vez disso, ela enfatiza a possibilidade de ataques patrocinados pelo Estado e fornece ações recomendadas para os usuários.

A prevalência de governos que empregam ferramentas como o Pegasus cresceu tanto que, em 2021, a Apple introduziu os seus sistemas de alerta de ameaças para mitigar os riscos. Esta medida destaca a necessidade urgente de priorizar a segurança e a privacidade dos usuários do iPhone em todo o mundo.

via The Record

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

ExpressVPN libera seu gerenciador de senhas, o Keys, para todos

Próx. Post

Apple teria pausado esforços no iOS 18 e demais sistemas para corrigir bugs

Posts Relacionados