Em breve, usuários do Instagram terão a opção de desativar as confirmações de leitura em mensagens diretas (direct messages, ou DMs), algo que atualmente está em testes na rede, conforme anunciado por Mark Zuckerberg (chefão da Meta) e Adam Mosseri (CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Instagram) em seus respectivos canais de transmissão.
Como é possível notar na imagem abaixo, a opção está na seção “Privacidade e segurança” do app, junto às configurações do modo temporário.
Como de costume, eles não especificaram como os usuários são selecionados para testar esse recurso ou quando a novidade será implementada para todos oficialmente.
Vale notar que o WhatsApp, também da Meta, permite que usuários ocultem suas confirmações de leitura desde 2014 — mas o Messenger, assim como o Instagram, ainda mostra automaticamente quando uma mensagem é visualizada.
Talvez um dia todas as plataformas Meta permitam desativar as confirmações de leitura — por ora, entretanto, veremos como seguirão os testes no Instagram.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.