A Apple, o Google e a Samsung se uniram a fabricantes de fechaduras inteligentes e outras empresas que de alguma forma estão envolvidas com a criação de produtos do gênero (como Allegion, ASSA ABLOY, Qualcomm e NXP) para construir um padrão aberto de chaves digitais, usando dispositivos como smartphones ou smartwatches.
Chamado Aliro, o grupo integra a Connectivity Standards Alliance (CSA) e tem como objetivo criar um protocolo de comunicação global e um sistema comum o qual permitirá que dispositivos credenciados abram qualquer fechadura inteligente em múltiplos lugares, independentemente de quem for a fabricante.
Segundo informações divulgadas em um comunicado, a meta é lançar a primeira especificação no começo de 2025. Ao todo, o grupo integra mais de 200 empresas (das mais de 670 que já fazem parte da CSA) e usa o mesmo modelo aplicado ao novo padrão de casa inteligente Matter.
Estão entre os princípios do grupo:
- Simplicidade: reduzir as barreiras à implementação, diminuindo a complexidade da integração e simplificando a solução de problemas.
- Flexibilidade: suportar diferentes tipos de instalações ou arquiteturas, oferecendo acesso conveniente a pontos de entrada comuns e individuais.
- Segurança: fundação para implementar soluções de acesso móvel seguras e confiáveis de última geração.
- Interoperabilidade: o protocolo de comunicação padronizado permitirá que dispositivos e leitores independentes do fabricante trabalhem juntos.
O protocolo que será criado pelo grupo poderá ser bastante semelhante ao que a Apple disponibiliza em seu ecossistema HomeKit: uma chave digital armazenada na carteira digital do iPhone — e acessível no Apple Watch — que não requer um aplicativo específico e funciona com qualquer dispositivo que suporte o padrão.
Para isso, o novo padrão suportará três formas diferentes de comunicação entre uma fechadura e o dispositivo que a desbloqueia: NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade., BLE2Bluetooth Low-Energy, ou Bluetooth de baixo consumo. e UWB3Ultra-wideband, ou banda ultralarga..
O objetivo aqui é construir uma solução que possa ser amplamente adotada e confiável, em vez do mercado atual de soluções individuais ou soluções feitas exclusivamente para essa ou aquela empresa.
—Nelson Henry, arquiteto de soluções sênior da Allegion e presidente do Aliro.
Ainda há alguns detalhes em aberto, como por exemplo se o protocolo será compatível com versões anteriores das fechaduras existentes ou quanto tempo poderá levar para ser implementado em novos produtos — no entanto, certamente veremos mais detalhes sobre a empreitada ao longo dos próximos meses.
via The Verge
Notas de rodapé
- 1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.
- 2Bluetooth Low-Energy, ou Bluetooth de baixo consumo.
- 3Ultra-wideband, ou banda ultralarga.