Com o iOS 17, a Apple lançou oficialmente o recurso Aviso de Conteúdo Sensível, o qual possibilita aos usuários ativar um aviso indicando a presença de conteúdo sexualmente explícito em apps como o Fotos e o Mensagens. Com a mais recente beta do iOS 17.2, o recurso foi expandido para ainda mais partes do sistema operacional.
Como notado pelo 9to5Mac, agora os Avisos de Conteúdo Sensível também serão aplicados aos adesivos do iMessage — o que coincidirá com a chegada do suporte às reações com adesivos nas mensagens — e aos Pôsteres do Contato no app Contatos (os avisos já estavam disponíveis para os Pôsteres, mas apenas no app Telefone).
Com isso, a Apple expandirá ainda mais a gama de locais nos quais crianças e pessoas sensíveis a imagens adultas podem navegar com segurança no iOS. Além dos locais supracitados, esses avisos já estão disponíveis em arquivos enviados pelo AirDrop e até mesmo em mensagens de vídeo recebidas pelo FaceTime.
Ele funciona exclusivamente no próprio aparelho usando aprendizado de máquina (machine learning, ou ML) — o que significa que nem mesmo a Apple tem acesso aos arquivos marcados como sensíveis. O usuário, por sua vez, consegue selecionar em quais partes do SO o recurso é ativado. Aos interessados, nós temos um post explicando detalhadamente como ele funciona e como ativá-lo.
iTunes de mudança para o Apple TV
Códigos da nova versão beta do iOS 17.2 mostram que a Apple de fato está planejando mover os filmes e séries de TV que ainda são comercializados na iTunes para dentro do app Apple TV, como mostrou o usuário do X @aaronp613:
Informações do AppleCare+
As informações do AppleCare+ mudarão de lugar no iOS 17.2. Segundo informou Joe Rossignol, elas migrarão para Ajustes » Geral — atualmente, elas estão disponíveis em Ajustes » Geral » Sobre.
Shazam na barra de menus do macOS
Aos interessados em descobrir de forma rápida qual música está tocando naquele momento, o Shazam (que há um tempo foi adquirido pela Apple) poderá ser colocado agora na barra de menus do sistema na versão 14.2 do sistema, o que sem dúvida agiliza ainda mais esse processo de descoberta.
Se você está rodando a versão beta e quer inserir o ícone no local, basta abrir os Ajustes do Sistema, clicar em “Central de Controle” e procurar pela seção “Reconhecimento de Música”. Nela, você poderá ativar essa opção, como mostrou o 9to5Mac.
Caso mais novidades sejam descobertas nas novas versões beta, é claro, avisaremos. 😉