Usuários do Google Chrome finalmente começaram a receber a nova linguagem de design Material You em seus navegadores. A novidade está chegando bem a tempo do aniversário de 15 anos do browser e um pouco mais de dois meses depois do seu anúncio.
O novo visual, como comentamos na época, preza por ícones e botões com cantos arredondados e uma melhor legibilidade, além de contar com uma nova paleta de cores. As mudanças mais óbvias podem ser notadas na seção de abas, na barra de endereços e no painel lateral, acessado pelo botão com os três pontos na vertical no canto superior direito da interface.
A página de “Nova guia” do navegador agora mostra os sites frequentemente visitados pelo usuário e seus favoritos numa fileira e também traz opções de personalização. É por essa página, inclusive, que você pode alterar a paleta de cores do navegador, ligar ou desligar o modo escuro e alterar a aparência geral do Chrome.
Pessoas mais atentas deverão perceber que o navegador não exibe mais o antigo cadeado no canto esquerdo da barra de endereços, o qual indicava se o site visitado suportava ou não o protocolo HTTPS — algo que havia sido anunciado ainda em maio. No lugar, temos agora um ícone de ajustes que aglutina todas informações de segurança de um endereço, incluindo permissões e outras configurações.
A Chrome Web Store, é claro, também foi repaginada para seguir as diretrizes de design do Material You. E, por falar nela, o recurso Safety Check foi expandido para as extensões com o objetivo de ajudar usuários a identificar ferramentas possivelmente maliciosas.
O novo visual faz parte da versão 119 do Chrome e já está disponível no macOS, no Windows e no Linux. A versão remodelada do navegador para o ChromeOS, curiosamente, terá um lançamento um pouco mais devagar.
via 9to5Google