Um dos fatores que muitas vezes prendem usuários de iPhones (principalmente nos Estados Unidos) ao sistema da Apple é o iMessage, que é compatível apenas com os dispositivo da empresa. Essa limitação a outros sistemas é, inclusive, motivo de críticas de concorrentes e de iniciativas da União Europeia de modo a promover a interoperabilidade com outros mensageiros.
Incrivelmente, porém, a Nothing — fabricante smartphones com Android — conseguiu criar um aplicativo de troca de mensagens para o seu aparelho que é compatível com o iMessage. Ou seja, será possível comunicar-se com usuários de iPhones por meio do iMessage, com os conhecidos balões azuis — e não aqueles verdes, exibidos ao trocar SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas..
O Nothing Chats, como informado pela empresa, é a primeira solução a permitir essa integração entre o iMessage e usuários de Android, além de suportar RCS2Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.. Ele é desenvolvido em parceria com a empresa Sunbird, que conta com um cliente do iMessage para o sistema do Google, e estará disponível — ao menos de início — apenas nos smartphones da Nothing.
Para usar o app, é necessário fazer o login com o seu ID Apple ou criar uma nova conta. Apesar de ter acesso às suas mensagens, a Sunbird afirma que elas são criptografadas de ponta a ponta e que não são armazenadas pela empresa. Após serem entregues, as mensagens, segundo a companhia, só podem ser acessadas nos dispositivos dos membros da conversa. Também é dito que informações pessoais, como usuário e senha, não são capturadas ou salvas.
Para que tudo funcione bem, é necessário salvar o contato das outras pessoas com o email e o telefone cadastrados no iMessage. O Nothing Chats oferece vários dos recursos do iMessage, como conversas entre duas pessoas e em grupos, indicadores de digitação, compartilhamento de mídia com resolução completa e mensagens de voz. No futuro, serão adicionados recibos de leitura, reações e respostas a mensagens.
Segundo o CEO3Chief executive officer, ou diretor executivo. da Nothing, Carl Pei, a ideia de desenvolver o app surgiu observando o fato de muitos usuários dos fones da empresa terem iPhones, mas não aderirem ao smartphone da companhia por motivos como a limitação do iMessage. Ele afirmou esperar que Tim Cook, CEO da Apple, tome conhecimento da sua iniciativa.
De acordo com testes feitos pelo The Washington Post, o Nothing Chats funciona bem, mas tem alguns problemas. Além de limitações como a impossibilidade de editar mensagens, há momentos em que mensagens não são de fato enviadas até que se tente de maneira repetida.
Além disso, ao aceitar fazer login com o seu ID Apple no app, como lembrado por Marques Brownlee, a sua conta é adicionada a um Mac mini(!) que faz o trabalho de redirecionar as mensagens do iMessage. Apesar de, idealmente, ninguém dever ter acesso ao computador, isso cria sim riscos de segurança bastante consideráveis.
De todo modo, o app estará disponível a partir do dia 17 de novembro, podendo ser baixado no aparelho da Nothing mais novo — o Phone (2) — por usuários dos Estados Unidos, do Canadá, do Reino Unido e da União Europeia.
Notas de rodapé
- 1Short message service, ou serviço de mensagens curtas.
- 2Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.
- 3Chief executive officer, ou diretor executivo.