O melhor pedaço da Maçã.

Nothing lança app de chat com suporte nativo ao… iMessage!

Nothing Chats

Um dos fatores que muitas vezes prendem usuários de iPhones (principalmente nos Estados Unidos) ao sistema da Apple é o iMessage, que é compatível apenas com os dispositivo da empresa. Essa limitação a outros sistemas é, inclusive, motivo de críticas de concorrentes e de iniciativas da União Europeia de modo a promover a interoperabilidade com outros mensageiros.

Publicidade

Incrivelmente, porém, a Nothing — fabricante smartphones com Android — conseguiu criar um aplicativo de troca de mensagens para o seu aparelho que é compatível com o iMessage. Ou seja, será possível comunicar-se com usuários de iPhones por meio do iMessage, com os conhecidos balões azuis — e não aqueles verdes, exibidos ao trocar SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas..

YouTube video

O Nothing Chats, como informado pela empresa, é a primeira solução a permitir essa integração entre o iMessage e usuários de Android, além de suportar RCS2Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.. Ele é desenvolvido em parceria com a empresa Sunbird, que conta com um cliente do iMessage para o sistema do Google, e estará disponível — ao menos de início — apenas nos smartphones da Nothing.

Para usar o app, é necessário fazer o login com o seu ID Apple ou criar uma nova conta. Apesar de ter acesso às suas mensagens, a Sunbird afirma que elas são criptografadas de ponta a ponta e que não são armazenadas pela empresa. Após serem entregues, as mensagens, segundo a companhia, só podem ser acessadas nos dispositivos dos membros da conversa. Também é dito que informações pessoais, como usuário e senha, não são capturadas ou salvas.

Para que tudo funcione bem, é necessário salvar o contato das outras pessoas com o email e o telefone cadastrados no iMessage. O Nothing Chats oferece vários dos recursos do iMessage, como conversas entre duas pessoas e em grupos, indicadores de digitação, compartilhamento de mídia com resolução completa e mensagens de voz. No futuro, serão adicionados recibos de leitura, reações e respostas a mensagens.

Segundo o CEO3Chief executive officer, ou diretor executivo. da Nothing, Carl Pei, a ideia de desenvolver o app surgiu observando o fato de muitos usuários dos fones da empresa terem iPhones, mas não aderirem ao smartphone da companhia por motivos como a limitação do iMessage. Ele afirmou esperar que Tim Cook, CEO da Apple, tome conhecimento da sua iniciativa.

De acordo com testes feitos pelo The Washington Post, o Nothing Chats funciona bem, mas tem alguns problemas. Além de limitações como a impossibilidade de editar mensagens, há momentos em que mensagens não são de fato enviadas até que se tente de maneira repetida.

Publicidade

Além disso, ao aceitar fazer login com o seu ID Apple no app, como lembrado por Marques Brownlee, a sua conta é adicionada a um Mac mini(!) que faz o trabalho de redirecionar as mensagens do iMessage. Apesar de, idealmente, ninguém dever ter acesso ao computador, isso cria sim riscos de segurança bastante consideráveis.

De todo modo, o app estará disponível a partir do dia 17 de novembro, podendo ser baixado no aparelho da Nothing mais novo — o Phone (2) — por usuários dos Estados Unidos, do Canadá, do Reino Unido e da União Europeia.

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.
  • 2
    Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.
  • 3
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TikTok agora deixa salvar músicas diretamente no Apple Music, no Spotify e mais

Próx. Post

iOS 17.2, iPadOS 17.2, macOS 14.2, watchOS 10.2 e tvOS 17.2 ganham terceiras betas

Posts Relacionados