Em fase de testes desde o início do ano, o Microsoft Loop finalmente foi lançado pela gigante de Redmond durante o evento Microsoft Ignite 2023, o qual teve início ontem e terminará hoje.
Bastante parecido com o famoso Notion, o Loop deixa você utilizar um espaço em branco para organizar itens como arquivos, listas de afazeres, links, horários, observações e mais em um único lugar. A ideia é simplificar o trabalho de equipes inteiras ao concentrar todas as informações sobre um projeto em uma interface flexível e de fácil acesso.
O grande diferencial da solução da Microsoft para a concorrência é a sua integração com outros aplicativos da empresa, como o Teams e o Outlook. Usuários também poderão contar com a ajuda do Copilot, a inteligência artificial generativa da Microsoft capaz, entre outras coisas, de criar resumos e rascunhos de textos inteiros.
Por falar em IA, o Loop usa essa tecnologia para acelerar uma série de tarefas dentro do app. Como explicamos anteriormente, ele sugere arquivos de acordo com o assunto de um workspace assim que ele é criado, oferecendo um bom ponto de partida para um projeto.
Todos os membros de uma equipe podem contribuir com a organização de um projeto ao adicionar coisas como etiquetas, emojis e tabelas, bem como deixar comentários, adicionar listas de obrigações e muito mais. As alterações realizadas em um espaço, é claro, são atualizadas em tempo real para que todo mundo possa ver o que está sendo feito sempre que quiser.
De acordo com a Microsoft, o Loop já pode ser utilizado por clientes corporativos da empresa tanto na web quanto em dispositivos móveis, através do seu app oficial. Usuários comuns podem acessá-lo apenas do mobile por enquanto; a versão web ainda está em fase de testes.
via The Verge