De acordo com testes realizados pela Macworld, desativar o recurso ProMotion (taxa de atualização variável de até 120Hz) nos iPhones resulta em ganhos mínimos na vida útil da bateria. O site investigou o impacto de limitar a taxa de atualização em um iPhone 15 Pro e observou um aumento no desempenho de meros de 5%.
Segundo a análise, embora a diferença seja perceptível, ela não compensa a perda de uma experiência mais suave oferecida pelo recurso. Tarefas como rolar pelo feed do Instagram, por exemplo, apresentaram variações insignificantes na autonomia da bateria.
A verdadeira disparidade, contudo, surgiu durante os jogos — especialmente em títulos que suportam taxas de atualização mais altas, como Call of Duty: Mobile e PUBG Mobile. Testes com a taxa de quadros limitada mostraram um consumo de bateria reduzido, por vezes dobrando a duração dela.
O conselho da Macworld é, justamente, não ativar o limite de 60Hz para a maioria dos aplicativos, haja vista que os ganhos incrementais na bateria não compensam o comprometimento no desempenho da tela. Em vez disso, ajustar as configurações de taxa de quadros dentro do próprio game oferece uma solução mais impactante.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.