Nesta semana, foi visto no aplicativo do Threads um indício de que a plataforma estaria trabalhando na possibilidade de usar hashtags em posts, embora ainda não se conhecesse mais detalhes sobre a questão. Agora, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, e o CEO1 da Meta, Mark Zuckerberg, confirmaram testes limitados do recurso em posts na rede social.
De início, os testes estão começando na Austrália, mas o recurso chegará a outros países “em breve”. Com as hashtags, você pode categorizar os posts por tema ou interesse, assim como em outras redes. O interessante é que, apesar de o botão para acessar a função ter um símbolo de “#”, as tags em si não são precedidas dele, como de costume, sendo apenas links, podendo inclusive contar com espaços entre palavras.
Para usar as hashtags do Threads, basta tocar no símbolo de “#” ao fazer um post e pesquisar pelos termos desejados. À medida que você digita, são exibidas opções relacionadas em uma lista, assim como no Instagram, bem como é mostrada a quantidade de outras postagens com a tag. De acordo com o TechCrunch, será possível incluir apenas uma hashtag por post, de modo a evitar spam.
A exibição de outras hashtags populares e a quantidade de posts com a presença das etiquetas pode ser um indício, como ressaltado pelo 9to5Mac, de que está sendo desenvolvido um recurso de tópicos populares (trending topics) — assim como presente no X (ex-Twitter). No futuro, pois, é possível que seja exibida uma lista dos temas com mais posts na rede, embora ainda não haja confirmações sobre isso.
Seguindo a mesma lógica de outras redes sociais, ao tocar em uma das etiquetas, você tem acesso a outros posts que também a utilizam. Mosseri ressaltou que a adição foi motivada por pedidos dos usuários, além de ter como objetivo facilitar a participar e seguir conversas que interessam às pessoas.
Não foram dadas informações exatas sobre até quando os testes ocorrerão ou a expansão das hashtags para outros países; a Meta usará o feedback dos usuários australianos para melhorar o recurso.
Nos últimos tempos, o Threads vem ganhando diversas novidades, como a possibilidade de desativar a exibição automática de posts em outras redes, a edição de posts e o suporte a áudios, aproximando-se de outras redes mais antigas. Vamos ver se as hashtags aumentarão a interação com o app, que perdeu engajamento desde o lançamento.