Já mostramos, aqui no MacMagazine, como a Apple disponibiliza nativamente uma função para aplicar filtros de cor no iPhone/iPad e na Apple TV. Isso é ideal para quem é portador e daltonismo, protanopia ou tritanopia, por exemplo.
Ocorre que há aplicativos de terceiros que oferecem funções parecidas com essa. Um desses casos é o do Facebook Messenger, da Meta. Através da opção oferecida, a cor do ponto de status online, dos registros de data/ hora e dos círculos ao redor das fotos de perfil serão alterados.
Veja como fazer isso! 💬
Com o app do Messenger aberto no seu iPhone/iPad, toque nos três risquinhos (no canto superior esquerdo) e na engrenagem (na parte superior). Depois, selecione “Acessibilidade” e “Filtro de cores”.
Você poderá escolher entre uma das quatro opções oferecidas:
- Sem filtro (cor verdadeira)
- Azul/amarelo (tritanopia)
- Vermelho/verde (vermelho fraco, protanopia)
- Verde/vermelho (verde fraco, deuteranopia)

Na parte superior, ainda é possível ver uma pré-visualização das cores para cada uma das opções.