Com a futura adoção do protocolo RCS1 pela Apple, conforme anunciado ontem pela empresa, muitos podem presumir que isso representará o fim do dilema entre os balões de mensagens verdes e azuis — mas não necessariamente.
Confirmando nossas apostas feitas na última edição do MacMagazine no Ar, a companhia disse ao 9to5Mac que o balão azul ainda será usado para o iMessage, enquanto o verde também representará as mensagens RCS — como as de SMS2 e MMS3Multimedia messaging service, ou serviço de mensagem multimídia.4 atualmente.
A Maçã também disse ao 9to5Mac que não usará nenhuma extensão proprietária que adicione criptografia de ponta a ponta (E2EE) no RCS — como a versão do Google. A gigante de Mountain View, inclusive, enviou o seguinte comunicado ao Android Authority:
Todos merecem se comunicar uns com os outros de maneiras modernas e seguras, independentemente do telefone que possuam. É por isso que trabalhamos em estreita colaboração com a indústria móvel para acelerar a adoção do RCS e estamos felizes em ver a Apple dar o primeiro passo hoje ao aderir o RCS. Agradecemos a participação da Apple em nosso trabalho contínuo com a GSMA para desenvolver o RCS e tornar as mensagens mais equitativas e seguras e esperamos trabalhar com eles para implementar isso no iOS de uma forma que funcione bem para todos.
Considerando que os dispositivos Android não obterão a funcionalidade completa do iMessage, isso até faz sentido — uma vez que a Apple ainda precisaria diferenciar de alguma forma entre as duas plataformas.
Relação com a DMA
Ao apoiar o RCS, a Apple tenta se proteger da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia, que demanda a interoperabilidade dos serviços considerados gatekeepers — que, após certo debate, acabou incluindo o iMessage.
Apesar de ter tentado reverter toda essa situação em torno da DMA, a Apple tecnicamente ficou um pouco à frente do jogo. Neste sentido, ainda que não tenha sido determinado que o iMessage tem usuários ativos suficientes para estar sujeito aos requisitos de interoperabilidade de mensagens, a Maçã decidiu cumprir a decisão europeia de qualquer maneira.
Como avaliado pelo 9to5Mac, porém, não há garantia de que o argumento do suporte ao RCS funcione, mas é uma aposta bastante segura. O padrão permite que as pessoas façam tudo o que se espera de um serviço de mensagens — exceto pelo suporte à criptografia de ponta a ponta.