Com o lançamento dos iPhones 15, a Apple lançou o recurso Assistência Rodoviária via satélite (Roadside Assistance via satellite), o qual usa a rede de comunicação via satélite presente nos iPhones para contatar o serviço de assistência rodoviária parceiro da empresa (a AAA) — o que pode ser útil em casos nos quais haja falta de combustível/carga ou algum problema com o veículo em locais sem conexão móvel ou Wi-Fi.
Em uma página de suporte, a Apple já explica como usuários podem solicitar o serviço (também temos um artigo na mesma linha). Basicamente, basta estar em uma área com cobertura de satélite, digitar o termo “rodoviária” no app Mensagens e tocar em Assistência Rodoviária para iniciar um chat com a AAA —, mas ainda não sabíamos bem como se dava todo o restante do processo após o contato ser efetivado.
Isso até o YouTuber Brian Tong publicar um vídeo mostrando como acontece todo o processo — inclusive, como é a conversa com os atendentes da AAA.
O papo acontece completamente na interface do app Mensagens, com os balões aparecendo na cor cinza para indicar que se trata de uma mensagem enviada utilizando a conexão via satélite (e não o iMessage ou SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas./MMS2Multimedia messaging service, ou serviço de mensagem multimídia.3 ).
Durante o atendimento, foi solicitado ao YouTuber escrever o ano, a cor e o modelo do veículo e, logo após, autorizar o envio de um técnico para a sua localização — com direito a tempo de previsão de chegada. O usuário é orientado a avisar caso consiga resolver o problema antes da chegada da assistência, para que o processo seja suspenso.
Um detalhe interessante é que, a exemplo das mensagens usando o recurso SOS de Emergência, uma Atividade ao Vivo (Live Activity) é exibida durante todo o tempo de conexão na Dynamic Island — é por ela, inclusive, que o usuário acompanha o progresso do envio das suas mensagens, que obviamente demoram bem mais para serem enviadas do que via iMessage ou SMS.
Após um tempinho de espera, o técnico chegou ao local para resolver o problema no veículo de Tong (era algo com a bateria) — o que mostrou que o novo recurso dos iPhones pode mesmo ser bastante eficaz na hora de um aperto.
Por ora, vale lembrar, a função está disponível apenas para quem mora ou está nos Estados Unidos (exceto Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas).
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Plus,7799.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15,6499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Short message service, ou serviço de mensagens curtas.
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