O Macintosh (ou Mac, para os mais íntimos) sempre foi conhecido por ser um computador muito mais eficiente e “redondinho” em comparação aos PCs rivais com Windows, da Microsoft.
Apesar de todos os benefícios, as coisas nem sempre saem como deveriam. Por isso, não é raro vermos por aí usuários com queixas de lentidão nas suas máquinas.
Pensando justamente nesse cenário, separamos abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a resolver esse tipo de situação.
Vamos lá?! 👨💻
- Um aplicativo instalado no seu computador pode estar precisando de muita memória, o que pode ocasionar lentidões ou engasgos. Abra o app Monitor de Atividade (dentro da pasta Outros do Launchpad) e clique na aba “Memória” para conferir o uso. Se um app estiver consumindo muita memória, experimente desinstalá-lo.
- O disco de inicialização do Mac pode estar com espaço insuficiente. Experimente mover os arquivos para outro disco ou um dispositivo de armazenamento externo e/ou apagar aqueles que não precisar mais no drive principal.
- Se um aplicativo estiver lento, pode ser que ele não seja compatível com a versão atual do macOS ou tenha algum bug a ser resolvido. Experimente apagá-lo e veja se isso resolveu.
- Remova os itens de início, ou seja, os aplicativos que são abertos automaticamente ao iniciar o Mac. Para conferir essa lista, abra os Ajustes do Sistema, clique em “Geral” e vá em “Itens de Início”.
- Verifique se o seu Mac está rodando a versão mais recente do macOS disponível para ele.
- Feche os aplicativos que você não está usando no momento.
- Apague os arquivos mais pesados do Mac.
- Use o app Utilitário de Disco para reparar possíveis problemas.
- Limpe/esvazie o Lixo do macOS.
- Desconecte todos os periféricos externos conectados ao seu Mac.
- Em casos mais graves, em que as dicas acima ainda não resolvam o problema, tente fazer uma instalação limpa do sistema operacional.
Se ainda assim estiver com problemas de velocidade no Mac, experimente entrar em contato com a Apple. Você pode fazer isso procurando uma das duas Apple Stores no Brasil, pelo 0800-761-0880, pelo site ou, então, através do app Suporte.
Além disso, também é possível procurar um dos vários Centros de Serviço Autorizados da empresa espalhados pelo país.
Obviamente, pode ser também que o seu caso refira-se a um Mac bem antigo, com um processador defasado e/ou pouca memória disponível. Se for esse o caso — uma máquina, digamos, com pelo menos uns 7-8 anos de vida —, pode ser o momento de considerar uma troca.