Imagine se um aplicativo capturasse automaticamente os nomes e as informações sobre todas as pessoas que você adicionou em redes sociais ou com quem trocou emails? É exatamente isso que faz o Clay, o qual possui uma versão para uso pessoal e agora, com a versão 2.0, uma nova para equipes em empresas.
O app conecta e importa dados de pessoas com quem você interagiu por email ou calendário, além de serviços como X, LinkedIn, Facebook, iMessage e outras redes sociais. Ele, então, exibe uma lista de contatos das pessoas que foram identificadas, com os nomes e uma página de contato para cada uma exibindo as informações sobre elas (como telefone, redes sociais, localização e contatos relacionados).
Pode-se organizar os contatos em grupos, assim como realizar buscas entre eles; na versão para equipes, há também um navegador com inteligência artificial que permite, por exemplo, encontrar pessoas pela profissão. Além de informações sobre o contato em si, a página dedicada a cada um mostra uma linha do tempo com todas as interações que você ou a sua equipe possui com aquele contato em cada rede social conectada.
Além de apenas mostrar os contatos, o app pode enviar lembretes para que você não perca o contato com as pessoas, bem como em aniversários e outras datas. São exibidas, ainda, atualizações sobre os contatos como mudanças de emprego, localização, menções em notícias e mais. É uma verdadeira central de networking.
Na versão para equipes, é possível monitorar quais funcionários estão conectados internamente, ter uma visão dos relacionamentos em equipes e na empresa, assim como gerenciar essas relações. Na página inicial do Clay, são mostradas todas as atualizações dos últimos dias, para que você possa acompanhar o que está acontecendo com os seus contatos e entre eles.
A ideia, dessa forma, é que as empresas possam ter uma visão geral de todas as relações entre membros das equipes. Segundo a Clay, companhias que usaram o app afirmaram ter fechado mais acordos, bem como ter encontrado candidatos melhores, reduzido o orçamento dedicado a software, além de ter desbloqueado conexões mais significativas.
A empresa, como lembrado pelo Manual do Usuário, garante que os dados sobre conexões e outras informações das contas são criptografados de ponta a ponta, de acordo com a política de privacidade. Isso é especialmente importante considerando a quantidade de dados com a qual o app lida, muitas vezes incluindo informações sensíveis.
No caso do iMessage, é necessário permitir acesso a todas as mensagens e conteúdos — o que, assim como no caso do Nothing Chats, apresenta riscos de segurança dos dados. Ainda que o Clay não importe as mensagens em si e a empresa garanta a privacidade, o acesso ocorre e isso pode comprometer os dados.
Esse tipo de app — os chamados aplicativos de CRM1Customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente. pessoal, que ajudam a gerenciar contatos com quem você já interagiu — não é algo exatamente novo, tendo se popularizado há alguns anos. A novidade do Clay, nesse momento, é oferecer uma versão voltada para equipes, de modo a fazer o gerenciamento além do nível pessoal.
Preços
Com a nova versão, o Clay ganhou um plano gratuito na versão pessoal, com um limite de adição de 1.000 contatos. Pagando US$120 anuais ou US$20 mensais, com o modo Pro, não há limite, bem como são oferecidos importação de dados VIP e suporte prioritário.
Para equipes, o preço é de US$480 anuais ou US$50 mensais por pessoa, permitindo a adição de até 3 pessoas à conta. O plano oferece, ainda, integração personalizada e instalação com a sua organização, além de ferramentas e controles de administrador. Há também um plano para empresas maiores sem limites de membros e com um gerente dedicado.
O Clay está disponível para macOS, iOS e Windows, além de contar com uma versão web.
Notas de rodapé
- 1Customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente.