O melhor pedaço da Maçã.
Felix Mizioznikov / Shutterstock.com
Apple Park

Mais de 4 mil funcionários da Apple já foram da Intel; 2,8 mil, da Microsoft

A consultoria Switch on Business conduziu uma pesquisa com base em perfis no LinkedIn dos funcionários de algumas empresas de tecnologia. A ideia foi ver quem já havia trabalhado em outra grande companhia e, assim, observar quais fluxos são mais frequentes — ou seja, para onde empregados de determinada empresa vão após trabalhar nela.

Publicidade

As empresas que tiveram os seus funcionários pesquisados foram as seguintes: Google (Alphabet), Amazon, Apple, Meta, Microsoft, IBM, Tesla, Oracle, Netflix, NVIDIA, Salesforce, Adobe, Intel e Uber. A pesquisa foi feita observando quem trabalha em uma das empresas e já trabalhou em outra companhia, gerando dados bastante interessantes.

No caso da Apple, a maior parte dos empregados que já trabalharam em outra empresa vieram da Intel, com 4.773 pessoas que saíram da fabricante de chips para a Maçã. Esse número certamente foi impulsionado pela compra da divisão de modems da Intel realizada pela gigante de Cupertino em 2019, quando 2 mil funcionários foram para a Apple.

A Microsoft vem logo depois, com 2.811 ex-funcionários trabalhando na Apple, número um pouco superior aos 2.245 da Amazon e aos 2.126 do Google. Segundo a pesquisa, a média salarial dos empregados da Maçã é de US$127.197/ano, enquanto o tempo médio trabalhado na empresa é de 4,5 anos.

Do outro lado, o Google/Alphabet é a empresa que mais tem ex-funcionários da Apple, com 3.858, seguida pela Amazon (1.973) e pela Meta (1.911). A Intel, apesar de “contribuir” com o quadro de funcionários da Maçã, não possui tantos talentos vindos da gigante de Cupertino: apenas 446.

Publicidade

Ao total, a Apple tem 16.989 funcionários que já passaram por outra gigante da tecnologia. Esse é o quarto maior número da lista, menor apenas que os do Google (38.316), da Microsoft (27.246) e da Amazon (18.948), embora tenha ficado um pouco acima do número da Meta (15.527).

Em matéria de proporção de funcionários que já passaram por outras empresas do ramo, porém, o cenário é bastante diferente. Neste caso, apenas 5,7% dos empregados da Apple são “veteranos” do mercado. O número é muito menor que os 26,51% da Meta, os 24,15% do Google ou os 20,66% da Salesforce.

Outras observações da pesquisa incluem o fato de a IBM não contratar tantos ex-funcionários, preferindo pessoas que entrem na empresa como aprendizes, bem como a curta distância entre a Amazon e a Microsoft como um dos motivos que estimulam a saída de funcionários da segunda para a primeira.

Publicidade

Além disso, apesar de a Meta ter a maior proporção de “veteranos” o número total de funcionários da empresa não é tão grande quanto o de outras companhias, o que leva a uma maior porcentagem em comparação à das demais companhias pesquisadas.

A pesquisa completa pode ser conferida aqui. Os dados e outras informações revelam vários detalhes sobre os processos de recrutamento das maiores empresas de tecnologia, bem como sobre os seus quadros de funcionários.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple tem patente para Vision Pro com recarga totalmente sem fio

Próx. Post

Mais um: iPhone é arrematado por… R$6,2 milhões em leilão da Receita!

Posts Relacionados