O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple detalha como gadgets poderão detectar níveis de estresse

Depositphotos
Mulher usando um iPhone

A Apple, como a maioria das empresas de tecnologia, está sempre desenvolvendo novos serviços, dispositivos e recursos, bem como patenteando-os — e a mais nova propriedade industrial registrada pela empresa no Escritório Estatal de Propriedade Intelectual da China tem um potencial interessante de impacto na experiência de uso de diferentes produtos.

Publicidade

Conforme repercutido pelo Gizmochina, a patente descreve um sistema de detecção do nível de estresse e da pressão exercida pelo usuário sobre o dispositivo, o qual pode ser implementado em métodos, dispositivos e sistemas específicos e inclui dados psicológicos associados à utilização dos aparelhos durante uma experiência.

O mais interessante é que a ideia desse sistema é ser contextual. Ou seja, entre os dados a serem captados, também se deve entender o contexto da experiência a partir de informações de sensores durante diferentes porções de uma situação, como a reprodução de algum conteúdo, por exemplo.

Assim, o objetivo é melhorar a experiência do usuário, entendendo quais experiências levam a maiores níveis de estresse, de modo a oferecer recomendações e feedbacks a partir dos níveis identificados.

A empresa destacou, no registro, que o estresse tem um grande impacto sobre experiência ao ver algum conteúdo em um dispositivo. A consciência sobre essa questão pode, então, ajudar o usuário a ter experiências mais significativas, como ver conteúdo educacional, jogar videogames ou manter interações sociais.

Publicidade

Essas técnicas de medição, dessa forma, permitiriam que os usuários aproveitem melhor os conteúdos consumidos, além de garantir que a sua apresentação não ocorra de uma forma que aumente o estresse das pessoas. Criadores de conteúdo, por exemplo, poderiam usar esse dado para oferecer experiências com maior probabilidade de agradar as pessoas.

Com essas potencialidades, a patente poderá incrementar os recursos de saúde oferecidos pela Apple. A tecnologia, caso seja implementada nos dispositivos da empresa, poderá não só ajudar a prever níveis de estresse, mas também enviar alertas a fim de ajudar a saúde mental dos usuários.

Como sempre destacamos, porém, não há como afirmar quando ou se a empresa pretende levar isso para seus dispositivos — mas seria interessante, não é?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #555: Vision Pro em março, RCS com balões verdes, Apple no X, conversas de voz no ChatGPT e mais!

Próx. Post

Apple enfrenta nova ação por supostas violações trabalhistas nos EUA

Posts Relacionados