O melhor pedaço da Maçã.

Review: carregador ZEERA SUVOLT GEN4 com cooler para iPhone

Nos últimos dias, temos visto diversos alertas sobre o aumento nas médias de temperaturas do Brasil e, assim como a gente, nossos iPhones também podem sentir calor — isso quando eles não superaquecem, é claro.

Publicidade

Entre os consumidores da Apple, sempre aparecem relatos de que não é possível utilizar o iPhone — o qual restringe até mesmo que ele seja desbloqueado. Além disso, depois que o iOS 17 foi lançado, recarregar o dispositivo nunca foi a mesma coisa.

Como usuário habitual do CarPlay, eu sempre uso o iPhone conectado via cabo ao carro, haja vista que meu veículo não suporta o recurso sem fio. Com isso, sempre que estou ao volante, meu celular está recarregando.

Embora vantajoso, pois acabo não me preocupando com a bateria, a Maçã não permite desabilitar a opção de recarga, fazendo com que o iPhone sempre esquente — independentemente de onde você o “esconda” (experiência própria). 😅

Pensando nisso, a ZEERA desenvolveu um acessório automotivo que busca solucionar todos esses problemas: o SUVOLT GEN4. De forma inédita no mercado, segundo a empresa, o aparelho recarrega (via MagSafe) e resfria o iPhone, enquanto usado no carro.

Publicidade

Durante as últimas semanas, pude testar o produto a convite da ZEERA e, nesta análise, aprofundarei os detalhes do acessório — desde tirá-lo da caixa até responder à pergunta que (provavelmente) você deve estar fazendo: “Vale a pena?”

Tirando o produto da caixa

Minha percepção inicial, ao abrir a caixa, foi notar o cuidado que a ZEERA teve nos detalhes. Tudo estava organizado e bem apresentado. O carregador chama atenção pelo design moderno e, ao lado dele, temos uma placa em metal com uma pegada premium.

Publicidade

Há uma chave Allen para ajustes finos, mostrando que até nesses pormenores a empresa pensou. O cabo USB-C trançado que acompanha o carregador é resistente, pronto para uso. No manual, as instruções eram claras e detalhadas, mas desde que você domine o inglês ou o chinês.

Montagem

O processo de montagem do SUVOLT GEN4 também me surpreendeu positivamente, por ser simples. A placa de montagem em metal me ofereceu uma sensação de robustez desde o início, encaixando-se de forma segura e confiável.

A verdadeira vantagem do carregador está na sua versatilidade. Ele vem com duas opções: a montagem no painel e a montagem na saída de ar-condicionado do carro. Ainda assim, optar pela primeira me fez parecer menos estável.

Publicidade

Um destaque notável do produto da ZEERA foi a inclusão de um acessório, feito especialmente para saídas de ar na forma redonda. Com ele, é possível encaixar o aparelho em quaisquer tipos de ventoinhas.

Dá para usar com capinha?

De forma sucinta: sim, é possível usar um iPhone com capa no SUVOLT GEN 4 — especialmente, é claro, as compatíveis com MagSafe —, mas a eficiência pode variar.

Usando capinhas mais finas ou compatíveis com MagSafe, o carregamento tende a ser mais eficaz. No entanto, capas mais grossas ou com materiais que interferem na conexão magnética podem diminuir a eficiência do carregamento.

Embora a ZEERA recomende o uso de iPhones sem case, por aqui experimentei usar o aparelho com algumas compatíveis e não consegui observar nenhuma piora na experiência de carregamento sem fio.

Teste de recarga

A velocidade do carregamento é sempre uma preocupação para usuários — quer seja no carro ou não. No caso SUVOLT GEN4, a experiência foi… aceitável. Testando-o com diferentes iPhones, percebi que o carregamento apenas cumpre seu papel. E só.

Comparado a outros carregadores MagSafe, o dispositivo da ZEERA conseguiu manter uma taxa de recarga consistente, mas ainda baixa para o que dispositivos concorrentes já conseguem oferecer.

Utilizando a potência adequada, fornecida por uma fonte de alimentação compatível, o carregador alcançou uma performance próxima do máximo especificado para recarga Qi (7,5W) — o que é eficiente, mas pouco ágil.

Essa capacidade é especialmente valiosa em situações de urgência ou em momentos nos quais a bateria do iPhone está baixa. Para quem depende dos seus dispositivos, ter um carregador bom que ofereça uma recarga como essa é um grande benefício.

Desempenho do resfriamento

O resfriamento no SUVOLT GEN4 é, sem dúvida, um dos pontos mais notáveis do carregador — foi esse diferencial, inclusive, que me fez aceitar o convite da ZEERA. Para ser sincero, o resfriamento integrado é uma inovação que merece destaque.

Testei a recarga em diferentes condições climáticas, bem como situações de uso, e o sistema de resfriamento demonstrou um bom desempenho. Mesmo recarregando o iPhone via MagSafe, especialmente durante longos trajetos ou quando exposto ao sol, o produto manteve a temperatura do smartphone sob controle.

O resfriamento, incorporado de maneira inteligente, conseguiu reduzir significativamente o superaquecimento do iPhone — um dos maiores problemas que eu enfrentava ao recarregá-lo via cabo. Mesmo em condições adversas, como altas temperaturas, o dispositivo permaneceu mais frio em comparação a outras opções convencionais.

A presença de um ventilador interno, combinado à gestão inteligente do calor gerado pela recarga sem fio, me proporcionou uma boa experiência. Isso não apenas protege o dispositivo contra possíveis danos causados pelo superaquecimento, como mantém a eficiência da recarga.

Afinal, vale a pena?

O carregador SUVOLT GEN4 oferece um bom conjunto de recursos, mas a avaliação também depende muito das necessidades individuais do usuário.

Sua capacidade de resfriamento e a versatilidade nas diferentes montagens são pontos positivos. Ainda assim, alguns aspectos, como a fixação em determinadas superfícies e a velocidade de carregamento, podem variar de acordo com a preferência do usuário.

Se você valoriza a capacidade de resfriamento para manter o dispositivo protegido e operante em temperaturas mais altas, o carregador certamente é uma excelente opção. As opções de montagem, como dito, são outro ponto positivo, tornando-o adaptável a uma variedade de veículos e preferências de posicionamento.

Contudo, para aqueles que priorizam a estabilidade na fixação do carregador em qualquer superfície ou buscam uma taxa de carregamento extremamente rápida, pode ser necessário considerar outras opções no mercado.

O SUVOLT GEN4 possui dois modelos: um com um cabo USB-A para USB-C (20W) e outro com um cabo em nylon trançado USB-C (100W). Disponíveis no site oficial da ZEERA, eles custam US$50 e US$60, respectivamente. O que acharam?

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Napoleão” deveria abraçar sua veia cômica em vez de tentar ser uma página da Wikipédia

Próx. Post

Como ocultar suas assinaturas de criadores no X Premium [iPhone, iPad e web]

Posts Relacionados