Com o iOS 17.1, foi lançado o recurso NameDrop, o qual permite compartilhar o seu contato com outra pessoa que também use um iPhone ou um Apple Watch apenas aproximando a parte superior dos dispositivos. Apesar da praticidade da solução, ela também pode colocar algumas pessoas em risco.
De acordo com o PhoneArena, crianças e adolescentes podem ser levados a compartilharem os seus contatos com outras pessoas por meio do recurso. É o que defenderam as polícias de cidades de estados como Ohio e Connecticut, dos Estados Unidos, ao advertir pais e responsáveis no que tange a essa questão.
No caso da Polícia de Middleton (Ohio), foi recomendado que os pais desativem o NameDrop nos iPhones dos seus filhos, na medida em que o recurso vem ativo por padrão e pode expor informações pessoais (como telefone, email e nome) à revelia dos pequenos. Muitos pais não estavam cientes dessa novidade dos iPhones, como apontado pela Polícia de Watertown (Connecticut).
Algumas pessoas lembraram que a função ainda exige alguma interação dos usuários para que o contato seja enviado de um iPhone para o outro, sendo necessário escolher a opção para compartilhar o seu contato. Ao afastar os aparelhos ou bloquear um deles antes da conclusão do processo, o compartilhamento tampouco ocorre.
De todo modo, continua sendo um risco em se tratando de crianças, que podem ser manipuladas ou não entender que não devem compartilhar e afins. Seguir o conselho das Polícias, assim, pode de fato ser uma boa ideia em se tratando de iPhones e Apple Watches de crianças.
Para desativar o recurso no iPhone, basta ir até Ajustes » Geral » AirDrop e desativar a opção Aproximar Dispositivos. No Apple Watch, o procedimento também consiste em ir até os Ajustes, mas a opção para desativar o NameDrop pode ser encontrada no menu Contatos.
via Tecnoblog