O melhor pedaço da Maçã.

“Bug” em foto tirada com iPhone faz mulher recorrer à Apple para entendê-lo [atualizado]

Enquanto realizava a compra de um vestido de noiva, a britânica Tessa Coates foi fotografada por um iPhone e o resultado não poderia ser mais assombroso. Suas três projeções na fotografia simplesmente não “batem” — o que parece tratar-se de um caso bem raro.

Publicidade

Ao observarmos a imagem superficialmente, aparentemente, está tudo bem, mas o problema reside nos braços de Coates, que aparecem em posições diferentes tanto na captura principal quanto nos dois espelhos que aparecem na fotografia — provavelmente em um provador.

Segundo ela explicou em seu perfil no Instagram, trata-se da foto original, sem edições. “Não é panorâmica e nem uma Live Photo“, escreveu a mulher, a qual ainda afirmou que “o tecido da realidade desmoronou” quando percebeu a inconsistência explícita entre os três lados da imagem.

Mistério resolvido?

A fim de desvendar o mistério, Coates foi até uma loja da Apple, onde um técnico a explicou que o acontecido se deu por causa do aspecto computacional empregado nas imagens de smartphones hoje em dia. “O iPhone não é uma câmera, é um computador”, comentou o profissional.

Como a câmera do iPhone tira uma quantidade enorme de imagens rapidamente para formar a imagem final, o algoritmo acabou decidindo compor a imagem com momentos diferentes — provavelmente Coates mexeu rapidamente os braços no pequeno intervalo em que a captura foi realizada.

O técnico ainda destacou que o que aconteceu com a noiva na loja de vestidos foi algo raro — “1 em 1 milhão”. Talvez seja por isso que não é comum vermos essas inconsistências no nosso dia a dia.

Ou não!

O pessoal do app Halide, que obviamente entende muito de fotografia — e das câmeras dos iPhones —, jogou dúvida sobre a questão.

Esta imagem, que está sendo compartilhada como um exemplo de “enlouquecimento do processamento de fotos do iPhone” é quase 100% certa de ser falsa e não uma falha na câmera do iPhone.
A fusão de exposições acontece, mas em uma escala de tempo muito mais curta do que aquela que permite mudanças de pose, como visto aqui.

O problema não é a questão da fusão de diferentes exposições numa foto (algo que de fato acontece). Contudo, para ter esse resultado, essa movimentação nos braços de Coates teria que ser muito, mas muito rápida, para que tivéssemos esse efeito.

Publicidade

Ou seja, fica difícil mesmo saber o que de fato aconteceu. Qual é a sua aposta?

via AppleInsider, PetaPixel

Atualização, por Eduardo Marques04/12/2023 às 13:02

Agora, o mistério foi de fato desvendado!

Publicidade

Por mais que Coates tenha afirmado na legenda do Instagram que se tratava de uma foto original, sem edições, sem ser uma panorâmica e nem uma Live Photo, isso não se mostrou ser verdade. Pelo menos em partes.

De fato, não houve edição ou coisa do gênero. Mas se trata, sim, de uma foto panorâmica, como investigou e mostrou Faruk Korkmaz (do canal iPhonedo):

De forma resumida, as especificações da foto mostram que o tamanho da imagem não bate com o de uma foto comum tirada com o iPhone 12 (aparelho da noiva). O fato de não haver a marcação de que é uma foto panorâmica é porque ela não foi “esticada” o suficiente para ser reconhecida pelo iOS como uma foto panorâmica, apenas isso.

Diferentemente da fusão de diferentes exposições numa foto que comentamos acima, no modo panorama temos tempo suficiente para mudar de posição (no caso, os braços de Coates), consequentemente tendo esse efeito na foto — o próprio Korkmaz fez um teste com a sua esposa no vídeo acima e comprovou o que estamos falando.

Pronto, resolvido! 😅

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple abocanhou 45% do mercado de smartwatches no 3º trimestre de 2023

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 26 de novembro a 3 de dezembro

Posts Relacionados