Quando a iniciativa da União Europeia de obrigar fabricantes de smartphones a usarem um conector universal (leia-se: USB-C) em seus smartphones começou a ganhar corpo, muito se falou sobre a possibilidade de essa ideia se espalhar também para outros países e regiões, “encurralando” empresas como a Apple — que, até os recém-lançados iPhones 15, ainda insistia no “ultrapassado” padrão Lightning.
Dito e feito: agora, quem está buscando implementar o seu próprio conjunto de regras em prol do USB-C em dispositivos móveis é a Índia, que inclusive pretende fazê-las entrar em vigor já em junho de 2025 — seis meses após as regras da UE, que começarão a valer em dezembro do ano que vem.
A Apple, como era de se esperar, não está muito feliz com essa ideia, embora já tenha começado a adotar o conector mais moderno nos seus smartphones. Segundo informações da Reuters, a empresa pediu recentemente para que o governo do país asiático abra uma exceção na regra para modelos de iPhones já existentes, o que a livraria de ter que fazer ajustes nesses designs apenas para incluir uma porta USB-C.
A gigante de Cupertino alega que, caso essas regras sigam adiante do jeito que estão, não será capaz de atingir as metas do esquema de incentivo vinculado à produção (PLI, na sigla em inglês) do governo do primeiro-ministro Narendra Modi. Esse esquema, mais especificamente, concede incentivos fiscais para empresas que aumentarem seus investimentos na região e tem sido bastante aproveitado por parceiras da Apple, como a Foxconn.
Essa preocupação toda da Apple se deve principalmente ao fato de que as vendas no mercado indiano costumam ser impulsionadas, em maior parte, por modelos de iPhones mais antigos, em razão dos seus preços menores. Como apenas os smartphones mais recentes da empresa já deixaram a porta Lightning para trás, o engasgo na produção causado por essa iniciativa do governo indiano poderá afetar diretamente a performance da Maçã no país.
Ainda segundo a gigante americana, caso uma exceção não seja estabelecida, serão necessários pelo menos 18 meses além de 2024 para adequar a sua produção de modo a incluir uma porta USB-C nos aparelhos lançados antes dos iPhones 15. A Apple explicou ainda que “um período de transição natural precisa ser dado”, de acordo com a minuta da reunião com os representantes do governo indiano na qual esse assunto foi discutido.
A Reuters chegou a questionar a Apple e o governo indiano sobre essa negociação, mas nenhuma das duas partes quis dar uma resposta. Entretanto, de acordo com pessoas familiares com o assunto, o ministro de tecnologia da informação do país, Aswini Vaishnaw, teria prometido analisar o pedido da empresa e divulgar uma decisão no futuro.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Plus,7799.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15,6499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.