Novas informações do Financial Times dão conta de que a Apple teria pedido para que seus fornecedores de baterias para iPhones comecem a priorizar a produção de componentes em território indiano, no que seria mais um movimento da empresa para diversificar a sua cadeia de fornecimento e diminuir a dependência da China.
Segundo fontes anônimas ouvidas pelo veículo, o plano da Maçã seria o de utilizar baterias feitas no país asiático já nos “iPhones 16”, esperados para o ano que vem. Caso tudo ocorra como o planejado, a empresa deverá apostar ainda mais na produção desse tipo de componente na Índia nos próximos anos.
Essa “debandada” da Apple, vale lembrar, tem a ver com as crescentes tensões entre o governos da China e dos Estados Unidos, que têm protagonizado uma verdadeira guerra comercial nos últimos anos. Em resposta a isso, a gigante de Cupertino parece ter escolhido a Índia como a nova casa de grande parte da sua produção, embora ainda dependa muito das fábricas em território chinês.
Ainda segundo o veículo, a Maçã teria, inclusive, encorajado fabricantes de baterias como a chinesa Desay a investir em novas instalações na Índia. A taiwanesa Simplo Technology, por sua vez, foi incentivada a aumentar ainda mais a sua produção em terras indianas.
Coincidência ou não, recentemente o ministro de estado do ministério de eletrônicos e tecnologia da informação do governo indiano, Rajeev Chandrasekhar, fez um postagem no X (antigo Twitter) anunciando que a japonesa TDK (outra fornecedora de baterias para iPhones) está construindo uma nova fábrica no país numa área de cerca de 73 hectares. A instalação, mais especificamente, ficará localizada na cidade de Manesar, no estado de Haryana.
Responsável por 7% de toda a produção de iPhones, a Índia ganhou, só neste ano, duas Apple Stores: a Apple BKC e a Apple Basket. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, até 2025 a proporção de iPhones fabricados na Índia deverá subir para a casa dos 25%, sendo que a produção de testes da linha “iPhone 17” começará na Índia ainda na sua fase de desenvolvimento.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Plus,7799.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15,6499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider