Um dos executivos mais reconhecidamente talentosos e inovadores da Apple, Steve Hotelling está se aposentando da empresa. De acordo com a Bloomberg, a informação foi confirmada por pessoas por dentro do assunto, as quais pediram anonimato porque a saída dele ainda não foi anunciada pela Maçã.
Hotelling tem um histórico para poucos dentro da Maçã, já que ele esteve diretamente envolvido no desenvolvimento de tecnologias bastante complexas e amplamente utilizadas pela companhia — como a revolucionária tela multitoque lançada no iPhone original e o sensor de biometria Touch ID.
Considerado “brilhante” e um “impulsionador da inovação” por colegas, Hotelling também foi o responsável por supervisionar a equipe de engenharia de câmeras da Apple — um setor relevante na companhia atualmente — e liderar tecnologias de detecção de profundidade para realidade aumentada.
Com a iminente saída de Hotelling, suas responsabilidades estão sendo distribuídas entre subordinados de Johny Srouji — que é a quem ele respondia diretamente. Ele esteve na Maçã por cerca de duas décadas e chegou a representar a empresa em vários casos, como na disputa por patentes contra a Samsung.
Procurada, a Apple optou por não comentar a saída do executivo.