O melhor pedaço da Maçã.

Drive: Google divulga possível solução para bug que sumia com arquivos

Mongta Studio / Shutterstock.com
Google Drive

O Google finalmente divulgou ontem uma possível solução para o bug que estava desaparecendo com arquivos de usuários no aplicativo do Drive para desktop. O problema, vale lembrar, veio à tona na semana passada e marcou a versão 84 do software do serviço de armazenamento na nuvem.

Publicidade

Em um documento de suporte publicado ontem, a gigante de Mountain View explicou que o bug afetou especificamente arquivos que ainda não haviam sido sincronizados com a nuvem antes, embora alguns relatos citem itens com semanas, meses e até anos idade. Para seguir a solução indicada pela empresa, é preciso atualizar o Drive (macOS ou Windows) para a sua versão 85 — que pode ainda não ter chegado para todos.

Com a versão mais recente do software instalada em seu computador, abra o Drive e clique no ícone do aplicativo que aparece na barra de menus, no macOS, ou na bandeja do sistema, no Windows. Feito isso, clique em “Configurações” segurando a tecla ⇧ shift; depois, é só selecionar a opção “Recuperar o backup”.

Ao completar esse passo a passo, você receberá um dos seguintes alertas: “Recuperação começou” ou “Nenhum backup foi encontrado”. Caso você tenha recebido o primeiro, depois de alguns instantes um arquivo intitulado “Recuperação do Google Drive” surgirá na sua mesa/área de trabalho com todos os seus itens perdidos.

Publicidade

É possível que, ao final desse processo, você receba uma outra notificação lhe alertando de que não há espaço suficiente na sua máquina para concluir o processo. Nesse caso, tente liberar espaço no seu computador e tente novamente.

Caso não seja possível apagar outros arquivos para liberar espaço, também é possível usar o Terminal ou o Prompt de comando para salvar o arquivo de recuperação em outro disco. Para isso, basta fechar o app do Drive, abrir uma dessas duas ferramentas e executar os seguintes comandos:

  • No macOS"/Applications/Google Drive.app/Contents/MacOS/Google Drive" --recover_from_account_backups
  • No Windows"C:\Program Files\Google\Drive File Stream\launch.bat" --recover_from_account_backups

Caminho alternativo

Se, mesmo com todos esses passos, você ainda não tiver conseguido recuperar os seus arquivos, uma solução mais desesperada é restaurar seus itens a partir de um backup. Esse método, entretanto, só vai funcionar se você tiver ativado o Time Machine no macOS ou algum backup do Windows salvo no seu PC.

No macOS, abra uma janela do Finder e, na barra de menus, clique em “Ir” e, depois, em “Ir até Pasta”. Feito isso, copie e cole o diretório ~/Library/Application Support/Google/DriveFS e siga os passos descritos nessa página de suporte. Depois, é só seguir o método descrito anteriormente.

Publicidade

Caso você esteja pelo Windows, abra o Explorer e copie e cole o seguinte diretório: %USERPROFILE%\AppData\Local\Google. A partir daí, clique com o botão direito do mouse em “DriveFS” e selecione Propriedades » Versões Anteriores. Na aba Versões anteriores, selecione o backup mais recente do Drive disponível antes de o bug acontecer e clique em “Restaurar para”, selecionando a pasta onde você deseja salvar o arquivo “DriveFS” logo em seguida. Feito tudo isso, basta usar o Prompt de comando para salvar seus arquivos em um disco alternativo, como descrito anteriormente — mas lembre de selecionar o arquivo “DriveFS”.

Se você ainda estiver enfrentando problemas em qualquer um dos dois sistemas operacionais, o Google recomenda entrar em contato com o suporte da empresa através do app do Drive usando a hashtag #DFD84. Também é aconselhável ativar a opção que permite enviar dados de diagnóstico do sistema.


Alguém mais aí foi afetado pelo bug? Comentem! 🪲


Ícone do app Google Drive - armazenamento
Google Drive - armazenamento de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.2416.11401 (281.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Meta finalmente libera criptografia de ponta a ponta no Messenger

Próx. Post

Oferta: MacBook Pro de 16″ (M3 Pro) com 24% de desconto

Posts Relacionados