Após anos de promessas e testes, a Meta enfim anunciou a implementação da criptografia de ponta a ponta no Messenger — que em conversas e chamadas individuais é adotada por padrão, enquanto em chats/chamadas em grupo ainda permanece um recurso opcional.
A Meta explicou que o recurso — que faz uso do protocolo Signal — demorou muito para ser implementado porque a empresa teve que reconstruir algumas coisas.
Isso levou anos para ser entregue porque dedicamos nosso tempo para acertar. Nossos engenheiros, criptógrafos, designers, especialistas em políticas e gerentes de produto trabalharam incansavelmente para reconstruir os recursos do Messenger do zero.
—Loredana Crisan, chefe do Messenger da Meta.
A criptografia de ponta a ponta é uma camada de segurança importante, uma vez que não permite que a Meta (ou terceiros) acessem o conteúdo das suas conversas e chamadas, conforme detalhado nessa publicação.
Cabe recordar que a Meta divulgou os planos da implementação do recurso pela primeira vez em 2016. Em 2021, a empresa trouxe a função para chamadas de voz/vídeo no app e começou a fornecer uma opção de criptografia de ponta a ponta para chats e chamadas em grupo em janeiro de 2022; em agosto seguinte, a empresa confirmou que o recurso seria disponibilizado em algum momento deste ano.
Com este lançamento, o Messenger fica a par do WhatsApp, outro mensageiro da Meta que já fornece a camada adicional de segurança há bastante tempo. Falta, agora, que o recurso chegue às Mensagens Diretas (Direct Messages, ou DMs) do Instagram.
Outros recursos
Além dessa novidade de segurança, a Meta também está lançando novos recursos para o Messenger, incluindo a capacidade de editar uma mensagem até 15 minutos após o envio, novos conjuntos para envio de múltiplas mídias (fotos/vídeos) e uma nova interface para mensagens temporárias.



A empresa lançou, ainda, controles de velocidade para mensagens de voz com opções de reprodução em 1,5x ou 2x e disse que está trabalhando na possibilidade de enviar fotos e vídeos em alta resolução no Messenger — tal como já rola no WhatsApp.