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Spotify pode estar se preparando para reintroduzir compras internas no iOS [atualizado]

Diego Thomazini / Shutterstock.com
Spotify

Um dos maiores críticos do modelo de negócios da App Store, o Spotify pode estar muito bem se preparando para reintroduzir as compras internas (IAPs, ou In-App Purchases) no seu aplicativo para iOS — coisa que só foi possível por um breve período entre os anos de 2014 e 2016.

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Como estamos todos cansados de saber, o serviço de streaming sueco parou de oferecer a possibilidade de usuários assinarem o seu plano Premium por meio do app para iPhones em maio de 2016, com o objetivo escapar da polêmica taxa de até 30% cobrada pela Maçã em cima de compras realizadas dentro de apps distribuídos pela sua loja. Desde então, a única forma de assinar o Spotify, caso você seja um usuário de um smartphone da Apple, é recorrendo ao site do serviço.

De acordo com o MacRumors, porém, a versão beta mais recente do app do serviço para iOS traz uma série de referências às In-App Purchases. Mais especificamente, foram encontras linhas de código com citações a uma tela de checkout e a uma tela de “tentar novamente” para compras realizadas sem sucesso.

Como a Apple não permite que desenvolvedores utilizem métodos de pagamento alternativos e nem redirecionem usuários para uma página de pagamento na web, o app do Spotify atualmente não traz nenhum atalho relacionado ao seu plano Premium. Há, na verdade, uma única mensagem dizendo que não é possível realizar esse processo pelo app — sem menção à web, diga-se.

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Não está claro se o serviço de streaming realmente pretende reintroduzir essa opção num futuro próximo ou se ele está apenas se preparando para alguma mudança na App Store forçada por um governo ou órgão regulatório. Vale lembrar que, por pressão regulatória, a Apple já permite o uso de métodos de pagamento alternativos na Coreia do Sul e nos Países Baixos — o que poderá muito bem se espalhar para outras regiões.

Atualização08/12/2023 às 12:02

Em resposta ao The Verge, o chefe global de comunicações corporativas e políticas do Spotify, Farshad Shadloo, disse ontem que o serviço de streaming sueco “não tem planos para ativar as IAPs no momento”.

Embora tenha jogado um balde de água fria em cima do rumor de que o recurso poderia ser revivido no app da empresa para iOS, o executivo, vale notar, não explicou a razão pela qual essas referências às IAPs foram incluídas no código do software.


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