Uma das formas de se conectar à internet é usando uma rede VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual., que oferece uma maior segurança e privacidade a usuários.
Há, no mercado, várias empresas dedicadas a oferecer justamente esse tipo de serviço, que também pode ser usado para acessar conteúdos bloqueados em certos países; aqui no MacMagazine, nós recomendamos a NordVPN.
Mas o que fazer quando não se conseguir usar esse tipo de rede no iPhone/iPad? É o que mostraremos a seguir, na forma de algumas dicas! 🛜
- Verifique se você está conectado à rede VPN no momento. Isso pode ser facilmente visto na barra superior do iPhone/iPad ao acessar a Central de Controle.
- Se estiver usando uma rede VPN paga, confira se o plano dela está de fato ativo.
- Verifique com a desenvolvedora do software se a rede VPN está funcionando no momento.
- Se puder, faça um teste se desconectando da rede VPN que costuma usar e se conectando à outra.
- Apague o perfil da rede VPN atual. Abra os Ajustes, toque em “Geral” e em “Gestão de VPN e Dispositivo”. Selecione a rede, depois toque no “i” e vá em “Deletar VPN”. Depois, configure-a novamente.
- Experimente se conectar a uma rede localizada em outro país.
- Redefina os ajustes de rede, indo até Ajustes » Geral » Transferir ou Redefinir o iPhone [ou iPad] » Redefinir » Redefinir Ajustes de Rede.

- Ative o modo Avião, aguarde alguns minutos e desative-o. Depois, tente se conectar de novo à rede VPN.
- Tente conectar-se à VPN usando alguma outra rede Wi-Fi ou 4G/5G para ver se o problema persiste.
- Force o fechamento do app de VPN e abra-o de novo.
- Reinicie o seu iPhone/iPad.
Tudo funcionado agora? 😊
via MakeUseOf
Notas de rodapé
- 1Virtual private network, ou rede privada virtual.