O Google Maps está ganhando algumas novidades no sentido de promover um melhor e maior gerenciamento dos dados no aplicativo. Em breve, a sua Linha do Tempo passará a ser salva no próprio dispositivo, dando mais privacidade e controle sobre os dados, caso você tenha ativado o recurso.
Além de poder apagar todas (ou parte) das informações, como antes, também será possível fazer um backup criptografado da Linha do Tempo. O controle de exclusão automática de informações, por sua vez, será ativado automaticamente ao começar a usar a Linha do Tempo e passará a ser definido por padrão para apagar dados com três meses ou mais.
Até então, esse tempo era de 18 meses; continuará sendo possível escolher outro período ou desativar o controle. Essas mudanças serão liberadas no iOS e no Android ao longo do próximo ano e acompanham um alerta que será exibido dentro do app sobre a novidade.
Já nas próximas semanas, também começará a ser liberado um outro recurso. Trata-se da possibilidade de apagar a sua atividade relativa a um lugar específico. Em uma área central do app, será possível excluir todos os dados de direções, buscas, visitas, compartilhamentos e afins relativos a um lugar, com apenas alguns toques.
Outra novidade consiste na possibilidade de acessar os principais controles de localização simplesmente ao tocar no ponto azul no mapa (aquele que mostra a sua localização). Nessa área, por exemplo, pode-se ver se o Histórico de Localização e a Linha do Tempo estão ativados ou se você permitiu ao Google Maps acesso à localização do seu dispositivo.
A novidade começará a ser liberada nas próximas semanas.