O aplicativo Mensagens (Messages) ganhou várias novidades no iOS/iPadOS 17 e no macOS Sonoma 14, como a possibilidade de avisar que você chegou são e salvo em um destino e a transcrição automática de mensagens de áudio, por exemplo.
Outra delas está chegando um tempo depois, com o iOS/iPadOS 17.2, o macOS Sonoma 14.2 e o watchOS 10.2. Trata-se da Verificação da Chave de Contato (Contact Key Verification).
De forma resumida, ele permite que você receba alertas automáticos que podem lhe ajudar a verificar que você está, de fato, se comunicando apenas com as pessoas que conhece/confia. Isso, é claro, pode evitar problemas de segurança e fazer com que você seja alertado caso algum dispositivo desconhecido entre na conta da outra pessoa, por exemplo.
Nos parágrafos a seguir, veja como ativar isso! 🙂
Requisitos
Além de precisar ter um iPhone/iPad rodando o iOS/iPadOS 17.2, um Mac rodando o macOS 14.2 e um Apple Watch rodando o watchOS 10.2, é preciso estar conectado ao mesmo ID Apple no iCloud e no iMessage, além de ter a autenticação de dois fatores ativada.
A outra pessoa com quem você quer conversar (e verificar) também precisa estar nos seus contatos.
Como ativar a Verificação da Chave de Contato
No iPhone/iPad
Abra os Ajustes, toque no seu nome (no topo da tela) e escolha “Chave de Contato”. Depois, ative “Verificação no iMessage” e vá em “Continuar”.

Depois de fazer isso, você pode selecionar “Mostrar Código de Verificação Público” para copiar e compartilhá-lo com outras pessoas — a fim de que outras pessoas possam verificar a sua identidade.

No Mac
Abra os Ajustes do Sistema, clique no seu nome (no canto superior esquerdo) e em “Chave de Contato”. Ative “Verificação no iMessage” e vá em “Continuar”.

Se quiser, a Maçã ainda permite que você gere os códigos de verificação no iMessage para verificar um ao outro ou se o Código de Verificação Pública que você recebeu não corresponder ao que seu contato compartilha.
Como ativar a verificação pelo Mensagens
Você pode fazer isso abrindo o app Mensagens no iPhone/iPad e no Mac, indo até a conversa desejada, tocando em cima do nome dele (no iPhone/iPad) ou clicando na setinha voltada para baixo ao lado do nome dela (no Mac). Depois, acesse “Verificar Contato…”.
Quando a outra pessoa também tocar nessa opção, um código será mostrado. Faça a verificação com a outra pessoa para ver se os códigos são os mesmos via FaceTime, ligação segura ou pessoalmente.
Em caso positivo, marque “Marcar como Verificado” para adicionar o código de verificação ao Cartão de Contato dela; caso contrário, pode ser que as mensagens não estejam sendo enviadas para a pessoa que você quer. Por isso, a sugestão é parar de enviar mensagens a ela até que você possa verificar que trata-se da pessoa real.