O Instagram anunciou algumas novidades voltadas ao combate de spam na plataforma — especialmente úteis para aqueles que gerenciam contas com grande alcance, como criadores.
Nesse sentido, a rede da Meta detalhou em um post que melhorou sua detecção automatizada de spam e de bots em todo o aplicativo, fornecendo filtros “mais proativos” que facilitam filtrar comentários, solicitações de spam, etc.
Mais precisamente, são três novos recursos:
- Contas com potencial de spam: o Instagram filtrará automaticamente todas as solicitações de seguidores que sua conta recebe e colocará perfis prováveis de spam em uma lista separada para você aprovar. Esta lista também incluirá quaisquer seguidores existentes que os sistemas da rede tenham sinalizado como prováveis contas de spam ou bots.
- Tags com potencial de spam: o Instagram possibilitará revisar em massa todas as tags suspeitas de spam, a fim de removê-las mais rapidamente. Todas as solicitações de tag que você não revisar serão excluídas automaticamente após 30 dias.
- Visualizações com potencial de spam: o Instagram está testando, ainda, ocultar visualizações em seus Stories que foram detectadas como originárias de prováveis contas de spam.
Além dessas medidas, o Instagram está expandindo suas ferramentas de filtragem de comentários para cobrir também respostas suspeitas de spam. Desse modo, a rede enviará notificações no aplicativo se detectar comentários em suas postagens que violem as políticas de conteúdo da plataforma.
Vale notar que o Instagram também lançou, recentemente, a opção de publicar uma Nota com vídeo; além disso, a rede também está testando a possibilidade de criar perfis alternativos dentro da sua conta principal.