Há algum tempo, a Apple vem desenvolvendo modems 5G, Wi-Fi e Bluetooth, de modo a obter mais controle sobre esses componentes essenciais dos iPhones e de outros dispositivos. Com isso, a empresa também pretende reduzir a sua dependência em relação a outras empresas, como a Qualcomm e a Broadcom.
A expectativa atual é a de que os iPhones poderão ganhar a tecnologia Wi-Fi 7 já na próxima geração, a ser lançada no ano que vem. Depois disso, porém, com os “iPhones 17 Pro”, é possível que a Apple consiga lançar o seu próprio modem Wi-Fi 7 — pelo menos é o que afirmou hoje o analista Jeff Pu, da Haitong International Securities.
Como repercutido pelo MacRumors, Pu também disse acreditar que a Apple estenderá a adoção do componente de fabricação própria para todos os modelos da linha “iPhone 18”. Caso a Maçã de fato consiga desenvolver um modem Wi-Fi com desempenho satisfatório, o chip poderá ser, a longo prazo, uma ameaça para a Broadcom, que fornece atualmente o chip combinado de Wi-Fi + Bluetooth dos iPhones.
A informação vai ao encontro do que foi repercutido por Mark Gurman (da Bloomberg), no início do ano. Na ocasião, foi dito que a Broadcom continuaria a fornecer outros componentes para a Apple, bem como que a transição ocorreria de forma gradual, iniciando pelos aparelhos topos-de-linha. Pu não falou, contudo, se os “iPhones 17 Pro” contarão com apenas um chip que combina Wi-Fi e Bluetooth, como também especulado.
No começo do ano, apesar das expectativas sobre o desenvolvimento desses modems da Apple, chegou a se especular que a empresa teria pausado a criação do chip Wi-Fi próprio. Mais recentemente, o próprio Pu afirmou que é possível que os “iPhones 16 Pro” ganhem o Wi-Fi 7, embora não tenha mencionado se o componente seria da própria Apple.
O Wi-Fi 7 tem a capacidade de oferecer velocidades de até 40Gbps, quatro vezes mais que o Wi-Fi 6E. Ao criar um novo modem Wi-Fi, o desafio da Apple é que o componente tenha qualidade e estabilidade o suficiente para se equiparar aos chips usados atualmente, sem que haja quedas na velocidade ou na confiabilidade da conexão.
Como lembrado pela BGR, além dos rumores relativos ao modem Wi-Fi, Pu afirmou que a MediaTek fornecerá 40% dos chips Wi-Fi 6 do iPad de entrada a ser lançado em 2024. Esse contrato com a Maçã faria a empresa atingir 30% da fatia desse mercado no segundo semestre do ano que vem, segundo ele.
O analista Ming-Chi Kuo, contudo, contestou essa especulação, no sentido de que os pedidos relativos a Wi-Fi da Apple à MediaTek restringem-se a dispositivos com especificações mais simples e que precisam estar conectados à energia para funcionar, como as Apple TVs, com remessas previstas para 2025 e 2026.
Lente telefoto de 48MP
Outro elemento do “iPhone 17 Pro” abordado por Pu em uma nota de pesquisa foi a resolução da lente telefoto do futuro aparelho. Também segundo o MacRumors, o analista afirmou que esse sensor do dispositivo contará com uma resolução de 48 megapixels.
O analista disse que a lente telefoto, além de ter a resolução aumentada, será otimizada para uso com o Apple Vision Pro, headset de realidade mista da Maçã — que será lançado no início de 2024. Ele, porém, não deu mais detalhes sobre como ocorreria essa interação entre o iPhone e o headset.
Atualmente, o iPhone 15 Pro conta com um sensor grande-angular com resolução de 48MP, embora os outros dois (ultra-angular e teleobjetiva) tenham apenas 12MP. O próprio Pu já chegou a dizer que a câmera ultra-angular dos “iPhones 16 Pro” ganhará um upgrade de resolução, chegando a 48MP.
Caso ambos os rumores se confirmem, os modelos topos-de-linha a serem lançados em 2026 poderão contar com a resolução de 48MP nos três sensores traseiros. Com tanto tempo pela frente, porém, a possibilidade de mudanças de planos por parte da Apple é sensível, de modo que ainda deveremos ouvir um bom número de rumores até lá!
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.