O melhor pedaço da Maçã.

Conceito mostra pastas do iOS com design inspirado na Biblioteca de Apps

O funcionamento atual das pastas do iOS é basicamente o mesmo desde o iOS 7, quando elas ganharam o atual formato de grade 9×9, o fundo borrado e animação de expandir ao abrir. Na época, a mudança representou uma novidade bastante interessante; agora, porém, já estamos com o mesmo design há dez anos (é, o tempo passa!).

Publicidade

Pensando nisso, o designer Parker Ortolani criou um conceito de um novo design para as pastas do iOS a partir da lógica da Biblioteca de Apps. A sua ideia principal foi pensar em um melhor aproveitamento do espaço, de modo que as pastas, ao serem abertas, não fossem mostradas sobre toda a tela, mas apenas ocupassem um pequeno popup a ser expandido a partir seus ícones, sem exibir o nome acima, como atualmente.

Os ícones das pastas, por sua vez, também seguiriam a linha de exibição da Biblioteca de Apps, sendo mostrados em uma grade 4×4, com uma combinação de quatro apps no quarto ícone dentro da pasta. As grades expandidas, ao abrir a pasta, poderiam ter formas variadas, a depender da quantidade de apps; no caso de ser um número muito grande, poderia-se navegar, para Ortolani, verticalmente, como na Biblioteca.

Outro aspecto pensado pelo designer — a partir do recurso que nomeia as pastas automaticamente ao serem criadas pela categoria dos apps — foi o de incorporar as Sugestões da Siri às pastas. Seriam, então, mostrados apps que se relacionassem aos demais com um pequeno ícone para diferenciá-los do resto, podendo-se adicioná-los ao editar a tela de Início, bem como apenas tocar para adicionar qualquer app.

Por fim, Ortolani imaginou a expansão de um recurso já existente nas pastas, que é o atalho para abrir um app com notificações não visualizadas exibido no menu mostrado ao pressionar uma pasta. Para o designer, esse atalho deveria ser exibido sempre, de modo que você pressionasse a pasta e fosse exibida uma lista com um atalho para abrir cada app presente na pasta.

Podemos ver que a ideia de Ortolani foi, pois, tornar as pastas mais dinâmicas e pensar em uma merecida atualização para esse recurso, que tem quase o mesmo funcionamento há uma década.

Não sabemos se a Apple está preparando alguma mudança para as pastas nos próximos updates, mas bem que seria algo interessante, não? O que acharam do conceito? 📂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPad Pro poderá ganhar suporte a carregamento MagSafe em 2024

Próx. Post

Designer da era Ive deixa a Apple após quase 20 anos

Posts Relacionados