O melhor pedaço da Maçã.

Caso Masimo: CEO fala sobre possível acordo com a Apple sobre o Watch

O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Masimo, empresa que reivindica propriedade intelectual em relação a algumas tecnologias presentes nos Apple Watches mais recentes, afirmou estar aberto a um acordo com a Apple. A Maçã, vale recordar, decidiu pausar a comercialização de alguns modelos do aparelho no varejo por causa desse imbróglio.

Publicidade

Em conversa com a Bloomberg TV, Joe Kiani afirmou que “a resposta curta” para o questionamento sobre o acordo é sim e que até mesmo estaria disposto a trabalhar com a Apple para melhorar o seu produto. Porém, ele se negou a revelar quanto em dinheiro exigiria da Maçã para firmar esse trato.

Ele também afirmou que a Apple não entrou em contato para discutir o assunto, ressaltando que um acordo só seria possível caso houvesse interesse das duas partes. De qualquer forma, ele ressalta que qualquer discussão deverá incluir um “diálogo honesto” e um pedido de desculpas por parte da Maçã.

A decisão da Apple de suspender as vendas dos Apple Watches Series 9 e Ultra 2, vale recordar, acontece após uma ordem da Comissão de Comércio Internacional dos EUA (International Trade Commission, ou ITC) visando a proibição da importação dos Apple Watches no mercado americano.

Publicidade

Embora o presidente Joe Biden ainda tenha tempo para revisar a decisão — ele poderá vetá-la caso a considere improcedente, embora isso seja raro —, a Maçã resolveu se adiantar considerando um cenário em que ela continue em vigor. A empresa considera que a decisão do ITC é equivocada e que ela deverá ser revertida.

De acordo com Mark Gurman, a representante comercial dos EUA Katherine Tai, principal autoridade comercial do governo, está “considerando cuidadosamente todos os fatores neste caso”, segundo uma assessora da Casa Branca. Biden tem até o dia 25 para apresentar sua decisão, que deverá ser baseada na de Tai.

“A Apple discorda fortemente do pedido e está buscando uma variedade de opções legais e técnicas para garantir que o Apple Watch esteja disponível para os clientes”, comentou um assessor da Apple sobre o caso.

Publicidade

Para Kiani, a violação supostamente promovida pela Maçã “não foi acidental” e sim uma tomada deliberada da propriedade intelectual da Masimo. “A Apple poderia ser um exemplo de como fazer as coisas direito e fazer as coisas bem, e eles não precisavam roubar nosso pessoal. […] Poderíamos ter trabalhado com eles”, disse.

O CEO da Masimo também discordou da ideia de que a Apple poderia resolver essa disputa com uma atualização de software, como foi especulado ontem: “Eu não acho que isso poderia funcionar — não deveria — porque nossas patentes não são sobre o software. […] Eles são sobre o hardware com o software.”

A pausa na comercialização dos Apple Watches terá início na próxima quinta-feira, quando os aparelhos só estarão disponíveis em revendedores terceiros, como a Best Buy e o Walmart. Isso só será possível graças a uma “brecha” na decisão do ITC, que só estaria direcionada à Maçã em específico.

Publicidade

De qualquer forma, também de acordo com Gurman, judicialmente a Apple não poderá indicar a potenciais clientes sobre onde eles poderão adquirir os modelos de smartwatches cuja vendas serão suspensas. Os funcionários da empresa também foram orientados a não especular sobre quando a disputa será resolvida.

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Ultra-2,10499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-45mm https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-41mm]]

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Beeper Mini agora precisa de um Mac para funcionar; senadores americanos “aliam-se” ao app

Próx. Post

Apple anuncia desafio de Ano Novo para usuários do Watch

Posts Relacionados