Após especulações, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou oficialmente o aplicativo Celular Seguro, visando combater o crescente número de roubos de celulares no Brasil.
Desenvolvido em resposta às preocupações da população com a segurança pública, o software permite que os usuários solicitem o bloqueio dos seus dispositivos e as informações contidas neles de maneira rápida e eficiente.
Coordenado pela secretaria executiva da pasta, o aplicativo foi apresentado pelo secretário-executivo Ricardo Cappelli como um meio de agir contra a receptação de celulares roubados.
A plataforma não apenas possibilita o bloqueio da linha telefônica, como também o acesso a contas bancárias e outros serviços cadastrados no aparelho em poucos passos. O app oferece, ainda, a opção de cadastro de “pessoas de confiança”, permitindo que elas realizem o bloqueio do smartphone em nome de um amigo ou familiar.
Na prática, o app faz uma comunicação mais rápida do consumidor que foi roubado/assaltado com instituições financeiras, operadoras de telefonia e mais. No lançamento do serviço, fazem parte da plataforma parceiros como Banco do Brasil, Banco Pan, Bradesco, BTG Pactual, CAIXA, Inter, Itaú, Safra, Santander, Sicoob, Sicredi, XP, ABINEE, iFood, Uber, Zetta e 99. Além delas, é claro, temos órgãos do governo como Anatel, Febraban, Ministério da Justiça e Segurança Pública, ABR Telecom e Conexis Brasil Digital.
Como podemos ver, Apple, Google e Samsung — players importante do mercado de telefonia e que também estão envolvidas em casos de roubos/assaltos —, não fazem parte da plataforma (pelo menos neste primeiro momento).
Vale ressaltar, contudo, que o serviço não substitui a necessidade de registro de ocorrência policial nem a comunicação posterior do incidente aos bancos e operadoras.
Inicialmente focado no bloqueio do smartphone, o Ministério da Justiça enfatizou a possibilidade de integrar o serviço a outras empresas nos próximos meses — ampliando ainda mais a eficácia do aplicativo.
Além de pela web, o aplicativo Celular Seguro está disponível para download na App Store (e na Play Store) a partir de hoje, proporcionando uma medida adicional de segurança. 🔒
via TudoCelular.com