Uma família conseguiu recuperar, com a ajuda de um AirTag, uma mala que havia sido roubada de um aeroporto na cidade de Charlotte (no estado americano da Carolina do Norte) após fazer algo um tanto perigoso: ir atrás dos ladrões sem acionar a polícia primeiro.
O caso teve início na última última sexta-feira (22/12), quando a família Gavino, moradora da região de Miami, pousou no Aeroporto Internacional Charlotte Douglas, no que seria só mais capítulo das suas férias de final de ano.
Não demorou muito tempo para que eles percebessem que uma de suas malas havia sumido, o que despertou a preocupação de Catherine Gavino, já que ela havia escondido um AirTag na bagagem antes de embarcar. Ao Queen City News, Catherine explicou que havia comprado o rastreador na noite anterior:
Eu assisti a um vídeo no YouTube na sexta de manhã e joguei [o AirTag] na bagagem. Era para ajudar a encontrar a bagagem caso ela fosse perdida, mas nunca pensei que seria roubada.
Catherine, então, pegou o seu iPhone e abriu o aplicativo Buscar (Find My) para ver onde a mala (que era de seus pais, diga-se) estava. Para sua surpresa, ela já se encontrava numa rodovia próxima em direção à cidade de Gastonia, também na Carolina do Norte.
Contrariando todas as recomendações, Catherine e sua família passaram a seguir a mala, até que a localização do rastreador parou de ser atualizada — colocando a busca em pausa. O AirTag só foi dar sinal de vida novamente na última segunda-feira (25/12), em pleno dia de Natal.
Eu disse ao meu pai, que estava comigo: “Olha, são só 20 minutos, vamos dar uma passada por lá.”
De acordo com Catherine, que dessa vez decidiu ligar para a polícia, a mala de seus pais estava numa casa com malas de outras vitimas. Para sua tristeza, entretanto, ela já estava completamente vazia. A principal suspeita é de que os ladrões tenham vendido as roupas de seus pais pouco antes.
Meus pais vieram para ver as montanhas da Carolina do Norte, então isso que aconteceu me deixou triste, o que foi mais um motivo para ir atrás dela [a mala]… eu não a teria encontrado sem esse AirTag.
Ainda de acordo com as informações, um suspeito com passagens por roubo e tráfico de drogas foi preso, tendo sua fiança fixada em US$10 mil.
Vale notar que, embora a família de Catherine tenha conseguido recuperar seus pertences — ou pelo menos parte deles —, a recomendação é nunca ir atrás de um item roubado sozinho, seja com a ajuda de um AirTag ou não. O mais seguro é sempre contatar as autoridades e deixar a busca (potencialmente perigosa) com eles.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider