O analista Ming-Chi Kuo já começou o ano trazendo uma série de previsões sobre as câmeras dos próximos iPhones.
Segundo ele, o “iPhone 17” (esperado para 2025) contará com uma câmera frontal de 24 megapixels e com uma lente de 6 elementos, o que proporcionará uma melhoria significativa na qualidade da imagem e na captação de luz e detalhes. Atualmente, o iPhone 15 tem um sensor frontal de 12MP e 5 elementos, que também deverá ser usado no “iPhone 16”.
A principal responsável pelo fornecimento das câmeras frontais dos iPhones é, de acordo com Kuo, a Genius. Em comparação a uma lente de 5 elementos, a de 6 custa de 100% a 120% a mais, o que deverá contribuir para a receita de mais de 3 bilhões de dólares taiwaneses para a fornecedora no próximo ano.
Kuo também comentou sobre melhorias nas câmeras do “iPhone 16 Pro”, o próximo modelo topo-de-linha da Apple. Ele disse que a Genius está obtendo progresso na fabricação de uma lente periscópio para o modelo menor da linha mais avançada da Maçã, com o início da produção em massa previsto para o final do segundo trimestre ou o início do terceiro deste ano, o que também deverá contribuir para a receita da fabricante.
Ainda que a principal fornecedora, neste caso, seja a Largan, e que tenha havido uma diminuição de 10% a 15% no preço do componente, o alto preço da lente periscópio deverá fortalecer a receita da Genius. Além disso, o analista previu que a demanda de troca dos “iPhones 16 Pro” aumentará as vendas dos modelos em 5-10% em relação aos iPhones 15 Pro, em razão das especuladas telas maiores.
Novidades na lente ultra-angular
Outro ponto de upgrade nos “iPhones 16 Pro” deverá ser a câmera ultra-angular, que também tem a Genius como uma das principais fornecedoras. Kuo corroborou o rumor de que o sensor passará a contar com 48MP, adicionando que ele teria, ainda, pixels de 0,7 micrômetros e um tamanho de 1/2,6 polegada, contra os 12MP, 1,0µm e 1/3,6″ do do iPhone 15 Pro.
Mesmo com o upgrade, o tamanho final das imagens produzidas pela câmera continuaria em 12MP, como o sensor principal, ainda que com uma qualidade significativamente melhor; é possível que a câmera ultra-angular também passe a poder capturar fotos no modo ProRAW.
Por a lente continuar sendo de seis elementos, sua subida do preço não deverá ser tão grande, segundo Kuo. Com o aumento do aproveitamento da produção, porém, os lucros da fornecedora também deverão continuar a subir.
A Genius também é a fornecedora exclusiva, conforme dito por Kuo, das lentes usadas no Apple Vision Pro. A produção em massa do componente teria iniciado no final de 2023 e estima-se que contribua com aproximadamente 1 bilhão de dólares taiwaneses para o lucro da fabricante neste ano, mais do que com outros fornecedores.
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.